
Duas escolas secundárias escocesas testam política de “telemóvel zero” com bolsas inovadoras
Duas escolas secundárias em Edimburgo serão as primeiras no país a testar uma política que proíbe telemóveis, noticia o Herald Scotland.
Desde o dia 7 de Maio, os alunos da Portobello High School são obrigados a guardar os telemóveis em bolsas Yondr no início de cada dia lectivo, e a Queensferry High School vai adoptar a política a partir do próximo 14 de Maio. As bolsas, com fecho, são trancadas e destrancadas magneticamente, permanecendo na posse dos alunos durante todo o dia.
A política de não utilização de telefones foi introduzida após um amplo envolvimento com os alunos, pais e encarregados de educação ao longo de um período de seis meses, com focus gruops a reunirem-se para discutir a política. 86% dos pais e encarregados de educação das crianças que frequentam a Portobello High School apoiaram positivamente a introdução da política.
Espera-se que a nova política sem telemóvel proteja o ambiente de aprendizagem, incentivando os jovens a permanece nas aulas e concentrados na aprendizagem, sem a distracção de verificar ou responder notificações.
«Estou satisfeita por ver as escolas de Edimburgo a liderar o caminho na introdução de um ambiente escolar sem telemóveis. Os telemóveis na sala de aula competem cada vez mais com os professores pela atenção dos alunos, e limitar o acesso aos telemóveis durante o dia escolar é algo positivo para os nossos jovens», afirmou conselheira Joan Griffiths, coordenadora de Educação, Crianças e Famílias.
«Sei que as escolas em Edimburgo, e até mesmo em todo o país, estão a explorar formas de gerir o uso do telemóvel, incluindo a restrição do uso durante o dia lectivo. As novas bolsas oferecem uma forma inovadora para os nossos jovens se distanciarem dos seus dispositivos, mantendo a segurança de que ainda estão na posse dos mesmos. Esperamos que esta nova política aumente o foco na aprendizagem, reduza as distracções na sala de aula e contribua para melhorar o bem-estar.»