É esta a empresa com a melhor Employer Brand Reputation

A OnStrategy divulgou este ano, pela primeira vez, o estudo OnStrategy Employer Brand Reputation.

 

Este estudo avalia a reputação das marcas no que respeita à consideração e atração de emprego, e foi realizado em conformidade com a norma ISO20671 (análise e avaliação de estratégia e força de marca).

De acordo com os resultados, a Microsoft lidera as preferências globais dos inquiridos com uma percentagem de 7,96%, seguida pela Nestlé com 7,86% e pela Google, com 7,83%. Destaca-se ainda a presença de 10 empresas portuguesas no top 25 de marcas empregadoras: Delta (5º), EDP Renováveis (10º), Galp (11º), EDP (12º), MEO (15º), Continente (16º), Olá (18º), NOS (22º), Pestana (23º) e Pingo Doce (25º).

Os objectivos do OnStrategy Employer Brand Reputation passam por colocar à disposição das organizações uma informação complementar aos indicadores associados à reputação das marcas mas com uma visão e abordagem comportamental focada na atracção da empregabilidade e não apenas nas percepções associadas ao bem estar e ambiente de trabalho. Assim, a análise cobre as perspectivas emocionais e racionais, sendo auditados mais de 30 atributos que permitem avaliar o grau de atracção de empregabilidade, conjugando o contributo e a avaliação de critérios como a emoção com a marca, a qualidade de produtos e serviços, a inovação, ambiente de trabalho, formação, remuneração, responsabilidade social, governo e liderança.

Para realizar este estudo, a OnStrategy teve por base a metodologia do estudo RepScore da OnStrategy, que está em campo 365 dias, com uma adaptação específica e orientada para a atitude e comportamento sobre a atracção de empregabilidade. A metodologia utilizada assenta, por isso, numa abordagem qualitativa no que diz respeito à percepção de imagem; e quantitativa no que diz respeito à componente racional.

A pesquisa e análise deste estudo focam-se em quatro públicos alvo (estudantes universitários, quadros empresariais não especializados, quadros médios e quadros superiores), com mais de 20.000 respondentes e com quotas representativas destes em termos de distribuição geográfica, género, idade e grau de formação.

De acordo com a OnStrategy «a imagem e a força das organizações multinacionais contribuem para que estas figurem no topo da avaliação feita. De alguma forma a globalidade e dimensão destas organizações contribui para uma perspectiva de segurança, nomeadamente ao nível de questões associadas a governo e liderança, que se pode sobrepor a outras características ou motivações.»

 

Este artigo foi publicado na edição de Junho (nº.126) da Human Resources.

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