É isto que 20 anos de trabalho podem fazer ao nosso corpo (e é assustador)

Os locais de trabalho estão a mudar. Espaços amplos e trabalho remoto fazem parte da experiência moderna do escritório. Mas, quer quer num caso quer noutro, é fundamental estar confortável. Os maus hábitos podem ter consequências graves.

 

Para mostrar a importância de ter um local de trabalho saudável, a empresa britânica de equipamentos de escritório, Fellowes criou uma modelo em tamanho real, chamado Emma, ​​cujas inúmeras doenças mostram o lado sombrio para onde caminhamos se continuarmos a trabalhar sem conforto.

A modelo, aparentemente de meia-idade, foi projectada em parceria com o investigador William Higham, que trabalhou com uma equipa de especialistas em saúde e tratou os dados de pesquisas realizadas em França, na Alemanha e no Reino Unido, enviadas por mais de 3000 colaboradores de escritório.

O estudo, chamado The Work Colleague of the Future, revelou que nove em cada 10 trabalhadores de escritórios britânicos atribuem a sua saúde precária ao ambiente de trabalho, alegando que as horas passadas numa secretária contribuem diariamente para olhos cansados, dores nas costas e dores de cabeça.

Emma é uma manifestação desses sintomas. A má postura é um aviso de que passar o dia de trabalho curvado sobre o ecrã do computador, não é bom para a coluna vertebral. O estômago redondo indica falta de exercício, e a pele é vermelha, graças ao eczema induzido pelo stress.

Os olhos vermelhos e secos de Emma são uma resposta óbvia a muito tempo a olhar para o computador, e as varizes nas pernas são causadas pela má circulação. A modelo, que é vista como a «colega de trabalho do futuro», foi projectada para mostrar, como os nossos hábitos de trabalho vão afectar o nosso corpo nos próximos 20 anos, se não tivermos cuidado.

Obviamente, a Emma não foi projectada só por altruísmo. A Fellowes beneficia se levar as empresas a comprar secretárias e cadeiras mais confortáveis ​​para os seus colaboradores. Mas a empresa tem a ciência do seu lado, porque é inegável que estar muito tempo sentado está associado a uma série de problemas de saúde.

A Emma é assustadora, mas problemas musculares e outros, a longo prazo, são ainda mais assustadores.

Veja aqui o vídeo e fique a conhecer a Emma.

 

Ler Mais
pub


Comentários
A carregar...