É isto que os colaboradores esperam dos empregadores no regresso ao escritório

A pandemia COVID-19 e os seus efeitos no mercado de trabalho, como o aumento da adopção do teletrabalho, impactaram as expectativas dos trabalhadores em relação aos seus empregadores. Mudanças nos interesses da força de trabalho são cada vez mais evidentes à medida que as medidas de restrição são suspensas e as empresas convocam os colaboradores para regressar para actividades presenciais.

 

O regresso ao escritório traz novos desafios para as organizações na gestão de talentos diante de uma força de trabalho que não deseja um retorno que implique em um retrocesso na flexibilidade alcançada, muito menos expô-los ao contágio da COVID-19.

«A pandemia mudou tudo», comenta François Pierre-Puech country manager da Robert Walters Portugal. O teletrabalho capacitado durante emergências de saúde explica em grande parte por que as pessoas têm novas expectativas em relação aos seus empregadores depois de retornarem ao escritório, como ter um melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

O estudo «O Retorno ao Novo Mundo» do Trabalho», da Robert Walters identificou os interesses das pessoas que pensam no retorno ao local de trabalho, muitos deles estão ligados à flexibilidade do trabalho e às vantagens que ela proporciona.

Parte das acções esperadas pelos trabalhadores está vinculada ao novo modelo de trabalho após o retorno ao escritório. O estudo da consultoria global de recrutamento, destaca que as pessoas desejam retornar a uma organização onde tenham algumas das seguintes alternativas:

  • Maior equilíbrio entre trabalho e vida pessoal
  • Semanas de trabalho com menos dias
  • Mais colaboração
  • Dias mais curtos
  • Oportunidade para actividades pessoais

 

François Pierre-Puech considera que um dos maiores desafios das empresas para alinhar suas políticas internas aos novos interesses dos trabalhadores é mudar a mentalidade dos gestores.

«Trata-se de mudar a forma de pensar dos empregadores para que se entenda que esse tipo de acção é importante para as pessoas, principalmente quando vai promover maior produtividade», diz o especialista.

A partir das novas expectativas dos trabalhadores, o restante das ações pode ser agrupado no que é esperado durante o retorno. A Robert Walters identificou ainda  as medidas que as empresas devem tomar para fazer com que os colaboradores se sintam mais seguros ao retornar às tarefas presenciais:

  • Cumprir os protocolos de higiene e distância mínima necessária
  • Apoio ao cuidado da família
  • Gerenciar adequadamente casos confirmados ou suspeitos de COVID-19
  • Entregar equipamento de proteção individual
  • Ter um distintivo ou certificação que garanta o cumprimento das medidas sanitárias

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