
É já no próximo ano que as novas regras do IUC entram em vigor. Saiba o que vai mudar (para não ser apanhado de surpresa)
A partir do próximo ano, todos os veículos estarão sujeitos a novas regras no pagamento do imposto único de circulação (IUC). O idealista explica o que muda.
Em 2026, o contribuinte terá de liquidar o imposto obrigatoriamente até ao final de Fevereiro. No entanto, se o valor for superior a 100 euros, será possível dividir o pagamento em prestações.
Até ao final do ano passado, o imposto deveria ser pago todos os anos no mês da matrícula do veículo. Ou seja, os carros com matrícula do mês de Junho, deveriam pagar o imposto precisamente nessa altura.
Actualmente, as regras são as seguintes:
- Deve pagar o IUC até 30 dias após o prazo legal para o registo do veículo;
- Se comprou um carro novo num concessionário, o pagamento é feito no momento da compra;
- Para os barcos de recreio e as aeronaves, o IUC deve ser pago em Janeiro.
Desde 2007, já não é obrigatório colocar o selo do IUC no vidro do carro nem de andar com qualquer comprovativo na carteira. O registo do pagamento é feito electronicamente, tornando o processo mais simples e prático.
Actualmente, o pagamento do IUC pode ser feito online ou presencialmente.
Pagamento online
Para obter o documento de pagamento, deve autenticar-se no Portal das Finanças utilizando uma das seguintes opções: Chave Móvel Digital (CMD); senha de acesso; ou cartão de cidadão, desde que tenha um leitor de cartões smartcard e o código PIN do cartão de cidadão.
Pagamento presencial
Se preferir, podes pagar presencialmente num serviço de Finanças ou em entidades autorizadas, como balcões dos CTT e alguns bancos. Para isso, deve levar consigo o Certificado de Matrícula/Documento Único Automóvel (DUA) ou o Registo de propriedade e livrete.
Valores
O valor do IUC é determinado com base na categoria do veículo. Actualmente, existem sete categorias, e o montante a pagar é calculado tendo em conta a data da matrícula, a cilindrada e o tipo de combustível ou os níveis de emissão de dióxido de carbono. Para saber exactamente quanto terá de liquidar, pode consultar o simulador de IUC disponível no Portal das Finanças.
2026: O que muda
A partir de 2026, o pagamento do IUC deixará de ser feito no mês da matrícula e passará a ter um prazo fixo: até Fevereiro para os valores de até 100 euros. Se o montante for superior, poderá dividir o pagamento em duas prestações: metade a ser paga em Fevereiro e a outra metade em Outubro.
O objectivo é tornar o processo mais simples e evitar esquecimentos, já que há vários anos as matrículas deixaram de indicar o mês de registo dos veículos. Esta alteração só entra em vigor em 2026, portanto quem for proprietário do veículo a 31 de Dezembro de 2025 terá de pagar o imposto de acordo com o novo calendário. Mesmo assim é dada a opção aos compradores de liquidar o valor na totalidade logo em Fevereiro.