Os grandes bancos franceses, BNP Paribas, Société Générale, Crédit Mutuel e CIC, uniram-se para criar uma rede comum de caixas partilhadas, chamada Cash Services. O plano instalar cerca de 7000 destes novos pontos até ao fim de 2026 e, ao mesmo tempo, retirar cerca de 3000 caixas automáticas antigas, sobretudo nas cidades, onde havia máquinas a mais e o uso caiu, revelou o Leak.
estas novas máquinas não se limitam a dar notas. São uma espécie de quiosque bancário multifunções: além de levantar dinheiro, permitem depositar numerário e cheques. Ao inserires o cartão, a máquina reconhece o teu banco e aplica as mesmas condições que terias numa caixa da tua rede, ou seja, sem comissões extra por usares uma máquina “de outro banco”, explicou a publicação.
Já em Portugal, a realidade não é bem a mesma. Ao contrário das cidades francesas, Portugal sofre do problema inverso: a chamada “exclusão bancária”.De acordo com o Banco de Portugal, mais de 40% das freguesias não têm um único multibanco uma situação que afecta sobretudo o interior e as populações mais envelhecidas, que mais dependem de dinheiro físico.
Por isso, a resposta portuguesa vai noutra direcção: em vez de retirar máquinas, quer-se levar o acesso a dinheiro onde ele não existe. O Banco de Portugal prepara o “Multibanco Social”, um novo serviço que deverá arrancar em fase piloto ainda este ano. Isto em cerca de 20 freguesias sem caixas automáticas. O objectivo é garantir que quem vive longe de um multibanco consegue, ainda assim, levantar dinheiro perto de casa.
Há ainda duas tendências europeias que vão chegar a Portugal:
- Levantar dinheiro em lojas: está em cima da mesa, a nível europeu, a possibilidade de levantares numerário directamente em estabelecimentos comerciais (como já acontece em alguns países), mas ainda depende da aprovação final das novas regras europeias.
- Caixas mais acessíveis: as novas regras europeias de acessibilidade vão obrigar, com o tempo, a que os multibancos tenham funções como instruções por voz, para serem utilizáveis por pessoas com dificuldades visuais, motoras ou cognitivas.















