Ecossistema de Inovação no campus de Carcavelos da Nova SBE já foi inaugurado. Arranca com oito empresas parceiras

O Nova SBE Innovation Ecosystem, sediado no Campus de Carcavelos, abre hoje portas, juntando centros de investigação aplicada, professores, alunos, startups e empresas, num espaço aberto onde Inovação, empreendedorismo, educação e pesquisa crescem juntos para promover o desenvolvimento sustentável. Neste arranque, mais de 60 startups integram já o Ecossistema de Inovação da Nova SBE.

 

Este laboratório vivo tem como objectivo criar uma comunidade de impacto na sociedade, numa lógica de cocriação, fomentando um ambiente em que empresas e empreendedores possam explorar, falhar, aprender, melhorar e transformar ideias em soluções e soluções em resultados.

O Nova SBE Innovation Ecosystem pretende ainda acelerar os processos de inovação nos negócios, ajudando na ideação de processos, produtos e serviços, validação de conceitos, prototipagem, aceleração e incubação de startups, geração de dados e pesquisa académica e no desenvolvimento de talentos, alocando alunos para desenvolverem projectos específicos com as empresas.

O Nova SBE Innovation Ecosystem acolhe equipas residentes de inovação de empresas nacionais e internacionais no campus de Carcavelos e proporciona a incubação e desenvolvimento de negócios de startups.

 

Estes diferentes players dividem-se em redes activas, conectadas pela sua experiência especializada em cada Innovation Circle. São eles:

•           Financial Services & Sustainable Finance

•           Smart Cities & Communities

•           Health & Well Being

•           Space, Green & Blue Economy

•           Hospitality & Customer Journey

 

Actualmente, o Nova SBE Innovation Ecosystem arranca um conjunto de mais de oito empresas parceiras – Grupo Ageas Portugal, CEiiA, CyberGym, INCM Lab, Morais Leitão, Oceano Fresco, Schréder e SIBS -, entre outras, com empresas que actuam como enablers do Ecossistema, como a NOS, e com mais de 60 startups incubadas, nestas diferentes áreas.

O Nova SBE Innovation Ecosystem contará com vários tipos de iniciativas, nomeadamente:

Programas de Inovação: Desde a inspiração (Innovation Safaris); ideação (Hackathon, War Games, Generation Battle, Design Thinking bootcamp), validação (Design Sprint, Corporate Startup Studio) até ao go-to-market (go-to-market startup studio).

Programas de Empreendedorismo: Programa de aceleração com startups disruptivas no âmbito de cada Innovation Circle.

Programas de Educação para Estudantes: Desenvolvimento de projectos no âmbito do currículo dos alunos com o objectivo de aprimorar as suas skills e alavancar os seus insights para promover a inovação disruptiva e focada no futuro – nomeadamente field labs e consulting labs.

Programa de Networking e Desenvolvimento: Calendário regular de eventos no campus para promover a colaboração e oportunidades, para descobrir a fronteira do conhecimento. Os eventos incluem palestras de especialistas internacionais, eventos sociais, apresentações de membros do círculo, debates sobre políticas, bootcamps de inovação cruzada, entre outras iniciativas.

Ler Mais
pub


Comentários estão fechados.