Edenred: A importância de promover a saúde dos colaboradores

Numa época em que assistimos à crescente valorização do comportamento ético das empresas por parte de consumidores, clientes, parceiros e colaboradores, as organizações têm investido cada vez mais em acções junto da comunidade como forma de retribuir e acrescentar valor à sociedade.

 

Estas iniciativas são indispensáveis para garantir o equilíbrio económico-social e ambiental com o meio em que as empresas se inserem.

As iniciativas de responsabilidade social externas, que jamais devem ser descuradas, não devem, no entanto, substituir ou anular as iniciativas de responsabilidade social corporativa internas. E estas também não se devem esgotar no que está previsto na lei, por exemplo, ao nível da inclusão, igualdade, formação ou segurança e saúde no trabalho. Até porque são um instrumento importante para a captação e retenção de talento, um dos maiores desafios da gestão de recursos humanos.

Ter uma abordagem global à responsabilidade social, investindo na sua dimensão interna, permite aumentar a atractividade de uma empresa e o sentimento de pertença dos colaboradores. A saúde é uma área de actuação que tem vindo a ganhar protagonismo e tem estado na agenda de prioridades. De acordo com os resultados do Barómetro FOOD 2021, realizado pela Edenred, em Portugal, 65% dos colaboradores consideram que a pandemia aumentou a sua consciência sobre a sua saúde e a necessidade de ter uma alimentação mais saudável, o que demonstra a importância da temática.

Ao alavancarem a adopção de hábitos mais saudáveis, as empresas respondem a uma preocupação dos colaboradores (que vão valorizar a entidade por estar alinhada com os seus valores), cumprem o desígnio de contribuir para a saúde e o desenvolvimento (no âmbito das políticas globais de responsabilidade social) e ainda conseguem aumentar a produtividade (pelo impacto positivo na assiduidade).

Com o objectivo de promover as boas práticas alimentares durante a jornada de trabalho, a Edenred disponibiliza conteúdos no seu site (www.edenred.pt), e nas redes sociais, que as empresas podem partilhar com os seus colaboradores. Esta é uma das acções realizadas no âmbito do Programa FOOD – Fighting Obesity through Offer and Demand, lançado pela Edenred em 2009 e que conta com o apoio da União Europeia e da Direcção-Geral de Saúde.

Convicta de que uma alimentação saudável resulta em ganhos importantes para toda a sociedade, economia e País, a Edenred catalisa a sua relação privilegiada com colaboradores, empresas e restaurantes, para ser um agente facilitador da adopção de hábitos mais saudáveis, dinamizando acções de sensibilização e informação focadas em cada público.

Conectando empresas e colaboradores com restaurantes e redes de comércio local, criamos mais valor para todos e materializamos o propósito do Grupo – Enrich connections. For good.

 

 

Esta entrevista faz parte do Especial “Responsabilidade Social” na edição de Dezembro (n.º 132) da Human Resources nas bancas.

Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

Ler Mais
pub


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

*