
EDP lança campanha para sensibilizar para emergência climática. E baseia-se na perspectiva dos… astronautas
A EDP lançou a sua mais recente campanha institucional, que pretende reforçar a importância de haver maior colaboração na missão de proteger o planeta e os seus recursos, ameaçados por um dos maiores desafios dos nossos tempos: as alterações climáticas.
Através de uma narrativa aspiracional baseada na experiência que os astronautas relatam quando observam o planeta Terra nas suas missões (o “Overview Effect”), seis homens e mulheres de diferentes países são convocados pela EDP para olharem para a Terra a partir do espaço, relembrando da beleza do planeta e da importância da colaboração para garantir a sua sustentabilidade. Os astronautas estão na lua e, juntos, fazem uma ode ao planeta, através da música de Louis Armstrong “What a Wonderful World”.
Como inspiração para a campanha, a EDP utiliza uma célebre frase de José Saramago, «é preciso sair da ilha para ver a ilha». Já a mensagem chave desta campanha institucional é «Unidos por um mundo maravilhoso».
«O contexto actual tornou inegável a urgência de uma transição para fontes de energia renováveis e o papel que esta mudança pode ter na protecção do planeta. Este tema tem tido cada vez mais relevância nos fóruns internacionais e exige uma total colaboração. A EDP reforçou recentemente o seu compromisso e está orgulhosa de ver a sua ambição reconhecida por entidades como as Nações Unidas, mas apela à importância de uma maior acção conjunta, nações, governos, famílias e empresas, pelo futuro do nosso planeta», declara Vera Pinto Pereira, administradora executiva da EDP.
Com criatividade assegurada pela Havas e produção da Krypton, a escolha das várias nacionalidades dos astronautas representa também a globalidade da EDP. A empresa está hoje presente com projectos renováveis e mais de 13 mil colaboradores em quatro áreas do planeta – Europa, América do Norte, América Latina e APAC.
Para além do filme principal que será transmitido em televisão, a EDP criou cinco declinações da campanha com imagens de projectos renováveis instalados noutros países em que a empresa se encontra. Em Portugal, são destacados a central solar flutuante do Alqueva, que aproveita o espelho de água da barragem para produzir energia limpa para a região, e o Windfloat Atlantic, o primeiro parque eólico flutuante da costa portuguesa, que produz ao largo de Viana do Castelo energia renovável para 25 mil famílias.
Nos restantes países, são utilizados projectos solares com clientes empresariais ou famílias, assim como parques eólicos e solares de grandes dimensões, demonstrando as múltiplas frentes em que a EDP está a acelerar a transição para fontes limpas de energia.
Esta campanha é multimeios, global e assegurada pela Wavemaker, sendo emitida nos mercados-chave da EDP – Portugal, Espanha e Brasil – e nos restantes países através de meios internacionais como Financial Times, Euronews, Bloomberg, CNBC, entre outros.
Ao se ter comprometido em ser 100% verde em 2030, a EDP está a antecipar metas importantes de descarbonização e a contribuir para acelerar a transição energética. A empresa pretende utilizar apenas fontes renováveis de energia no final da década e tem trabalhado para convocar cada vez mais instituições, clientes e parceiros para esta transição.
Pode ver a campanha aqui.