Eduardo Caria, Grupo Ageas Portugal: A saúde mental tem de estar na agenda dos decisores

Eduardo Caria, responsável de Pessoas e Organização do Grupo Ageas Portugal, defende que «a saúde mental dos colaboradores não é um problema ‘deles’ ou das ‘empresas’. É um problema global, que afecta cada pessoa, cada empresa, cada família. É fundamental, por isso, que esteja na agenda de todos os decisores».

 

«Os portugueses elegem a saúde mental (Índice Saúde Sustentável 2022, da Nova Management School) como a terceira doença mais importante no futuro, a seguir às doenças oncológicas e cardiovasculares.

O Barómetro Human Resources também espelha a preocupação dos decisores com o tema: 54% diz que a saúde mental dos colaboradores está a um nível aceitável, mas 61% considera que piorou com a pandemia; já 90% entende que é um tema, todavia só 36% admitem que está na sua agenda.

Para qualquer empresa, os colaboradores são o activo mais precioso. Quando estão bem, os ganhos surgem, a competitividade aumenta, diminui a conflitualidade, a hipótese de redistribuição de dividendos (incluindo mais salário) é maior. Como dizemos no Grupo Ageas Portugal, colaboradores felizes fazem clientes felizes.

Mas temos de ser mais audaciosos e redesenhar espaços de trabalho, torná-los mais inclusivos e confortáveis, realinhar gestão de horários com objectivos, reforçar a componente de ESG [ Environmental – Ambiente; Social – Social; e Governance – Governança Corporativa] das empresas, trabalhar a marca positivamente, alinhando discursos externos com prácticas internas.

A saúde mental dos colaboradores não é um problema ‘deles’ ou das ‘empresas’. É um problema global, que afecta cada pessoa, cada empresa, cada família. É fundamental, por isso, que esteja na agenda de todos os decisores.»

 

Este testemunho foi publicado na edição de Julho (nº.139) da Human Resources, no âmbito da XLII edição do seu Barómetro. Está nas bancas. Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

Ler Mais


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

*