Eficiência e produtividade é prioridade das empresas portuguesas

89% das organizações nacionais consideram estes objectivos preferenciais, relegando para segundo plano a inovação e o fortalecimento do Marketing, revela estudo da AESE Business School, em parceria com a Accenture.

Segundo a pesquisa “A Gestão Empresarial e a Economia Digital: Opinião dos altos dirigentes das principais empresas portuguesas”, aumentar a rentabilidade é fulcral para 86,8% dos 84 executivos de topo entrevistados, e a inovação mantém-se relevante, com 83% a considerá-la prioritária.

Só depois das vendas no mercado local (74%) surge a meta de “fortalecer o marketing” (68%) para estes empresários, conclusão que contrasta com as desvantagens sentidas pelas marcas no crescimento internacional. O investimento no Marketing é mais relevante para as grandes empresas do que para as micro e pequenas organizações, para quem a eficiência e a produtividade assumem maior relevância.

A procura por novas geografias parece ter perdido algum fôlego, com as estratégias de expansão internacional a passar pela consolidação da presença nos mercados onde as empresas portuguesas já se operam e nos quais têm ganho competitividade. Nesse sentido, regista-se um maior foco nos mercados dos PALOP e Europa Ocidental – representando 6 das 7 geografias prioritárias – aos quais se juntam a América do Norte. No sentido oposto, os países da América do Sul e Central perderam protagonismo, incluindo o Brasil. E o continente asiático continua a ser uma área pouco explorada, apesar do aumento de destaque da China.