Em 2020 estão a ser criadas menos empresas do que em 2019. Mas também estão a fechar menos

Até 31 de Julho deste ano, foram criadas 2 916 novas empresas. Ainda que estes números indiquem uma recuperação em relação às quedas registadas em Abril, durante o Estado de Emergência, face a Julho de 2019, representam uma quebra de 26%. Por outro lado, as insolvências também estão a aumentar.

 

De acordo com o Barómetro Informa D&B, no acumulado de 2020, nasceram 21.111 empresas em Portugal, menos 39% que no mesmo período de 2019. As maiores quedas foram registadas nos sectores que sofreram mais com a pandemia e em que a atividade presencial é mais relevante, como os Serviços Gerais, Alojamento e Restauração, Transportes, Construção e Retalho, para além dos Serviços Empresariais.

 

 

Encerramentos e insolvências

Por outro lado, em Julho desde ano encerraram 920 entidades, valores que, ainda assim, se mantêm abaixo do ano passado. A maior queda de encerramentos verificou-se em Março e Abril, mas desde Maio os encerramentos voltaram a subir.

Desde o início do ano, encerraram 6.929 empresas, o que representa menos 23% que em igual período de 2019. Esta descida verificou-se em todas as regiões e sectores, com a exceção dos Transportes, o único setor que registou mais encerramentos do que no mesmo período de 2019.

No que respeita às insolvências, na totalidade do tecido empresarial, registaram-se 1 392 novas insolvências desde Janeiro de 2020, o que representa um crescimento de 4,2% face a 2019 (+ 56 casos).

Alguns sectores apresentam mais casos de novas insolvências mas com valores pouco acima do período homólogo, como é o caso das Industrias, com 376 novas insolvências, mais 21 casos do que no período homólogo, e o Alojamento e Restauração com 165 novas insolvências, mais 53 casos do que o mesmo período do ano passado.

O sector das Indústrias (que reúne mais de um quarto do valor total das insolvências), juntamente com o Retalho, Grossistas e Alojamento e restauração concentram quase dois terços do total das novas insolvências.

Ler Mais