Emirates: a principal companhia aérea dos Emirados Árabes Unidos partilha os seus argumentos para atrair talento

Com 43 mil colaboradores em todo o mundo, e com mais de 160 nacionalidades representadas, a Emirates continua a recrutar, inclusive em Portugal. Nos próximos seis meses, a principal companhia aérea dos Emirados Árabes Unidos pretende contratar seis mil novos colaboradores. E acredita que tem fortes argumentos para atrair talento.

 

Por Sandra M. Pinto

 

A Emirates celebrou, em Julho deste ano, nove anos de operação em Portugal. A companhia, que chegou ao território português a 9 de Julho de 2012 com apenas um Boeing 777-200, tem vindo a apostar e a reforçar a sua presença no nosso país com uma cadência anual, procurando, sempre que possível, novas oportunidades. É precisamente nessa estratégia que se insere a recente assinatura da parceria de codeshare com a TAP Air Portugal, «para que os passageiros de ambas as companhias possam usufruir de ligações descomplicadas para mais de 90 destinos, com um único bilhete, uma só política de bagagens e condições tarifárias mais atractivas», avança fonte oficial. Sobre a presença em território português e o balanço da operação em território nacional, a companhia aérea revela que tem sido «uma bela viagem. Portugal é um mercado importante para a Emirates e, juntos, tivemos a oportunidade de ligar milhares de passageiros a destinos de toda a nossa rede, presente em seis continentes, entre os quais o Dubai, Filipinas, Maldivas, Maurícias, Seychelles e Sri Lanka, que se encontram entre as escolhas mais populares.»

Assunto incontornável, a pandemia de COVID-19 atingiu o turismo, afectando com particular impacto o sector da aviação comercial. Perante uma situação inesperada com a qual ninguém sabia lidar, a resposta da Emirates focou-se, sobretudo, em criar soluções e iniciativas que recuperem a confiança no sector e permitam aos passageiros voltar a voar sem receio, cumprindo as mais rigorosas medidas de segurança. «A companhia liderou – e continua a liderar – a indústria na criação de tecnologias e procedimentos que asseguram as mais rigorosas medidas de biossegurança em todas as fases da viagem do passageiro, desde o check-in até à experiência a bordo», garantiu-se, reforçando que «a cobertura contra a COVID-19 assegurada pela companhia, as políticas de reembolso e as medidas alargadas de saúde e segurança garantem também aos passageiros uma maior sensação de tranquilidade aquando da reserva».

Com a recuperação no horizonte, a Emirates pondera incrementar a sua operação em Portugal, nomeadamente através de novos recrutamentos. «Neste momento, já retomámos 90% da nossa rede de destinos e estamos perto de atingir 70% da capacidade pré-pandémica, e prevemos que seja possível fazê-lo até ao final do ano», partilha fonte da companhia. Os processos de recrutamento acompanham e apoiam a aceleração das operações da Emirates à medida que a aviação comercial recupera e as restrições para voos internacionais são aliviadas.

 

À procura de novos colaboradores
Em Setembro de 2020, o Grupo Emirates contava com mais de 43 mil colaboradores em todo o mundo, sendo que, desde então, iniciou novos processos de recrutamento. Em Portugal, a companhia tem cerca de 20 colaboradores, divididos entre as áreas de vendas e operações.

Tendo iniciado recentemente uma campanha global de recrutamento, a Emirates pretende contratar seis mil novos colaboradores – e nos próximos seis meses , quer para o seu hub no Dubai, quer para outras cidades em todo o mundo, com o intuito de apoiar os requisitos operacionais decorrentes da recuperação da indústria.

O foco do recrutamento está sobretudo no pessoal de terra e pessoal técnico especializado – incluindo engenheiros aeronáuticos e pessoal de apoio à engenharia –, tanto para cargos no Dubai como para cargos em toda a sua rede. Simultaneamente, a Emirates pretende também recrutar pilotos, tripulação de cabine e funcionários para serviços aeroportuários, que «nos apoiarão desde o nosso hub no Dubai, onde ficarão baseados alguns desses colaboradores, e pretendemos também recrutar colaboradores para apoiar todas as nossas operações através da nossa rede global», revela-se.

Com esta diversidade de perfis na equação, os requisitos técnicos variam de função para função, mas, mais do que as competências técnicas, a Emirates procura e valoriza «essencialmente candidatos talentosos, empenhados e que se revejam nos nossos valores enquanto empresa, os quais incluem excelência de serviço, segurança e inovação», sublinha-se.

Recrutando um pouco por todo o mundo, a companhia procura «os melhores talentos», incluindo assim nos seus quadros colaboradores de diversas nacionalidades, como a portuguesa. «Existem, actualmente, mais de 360 portugueses a trabalhar no Grupo, os quais fazem parte das mais de 160 nacionalidades pertencentes à nossa organização, que é multinacional e multicultural, muito diversificada.»

Para atrair o talento de que necessita, a Emirates oferece «um conjunto de condições e benefícios em termos de remuneração que reflectem a diversidade de funções existente, tanto no Dubai como em todo o mundo. Na globalidade, asseguramos condições bastante competitivas em termos de remuneração e benefícios», garante-se. «Com a diversidade de oportunidades que existem na companhia, estas condições vão variar, obviamente, de função para função, de forma a assegurar que atraímos e retemos o talento necessário para continuar o nosso sucesso.»

 

Criar embaixadores, “dentro de portas”
Analisando mais de perto os principais pilares da política de Recursos Humanos da Emirates, percebe-se que, em primeiro lugar, a empresa se orgulha da sua base diversificada e multicultural de colaboradores. Outro motivo de enorme satisfação para a companhia é o facto de conseguir assegurar condições competitivas, como uma remuneração atractiva e vários benefícios e, acima de tudo, «dando a todos os colaboradores a oportunidade de fazerem carreira com a Emirates, em toda a sua rede, e de fazer parte de uma marca fantástica».

A força de trabalho da principal companhia aérea dos Emirados Árabes Unidos representa mais de uma centena de nacionalidades, tornando-a uma organização verdadeiramente global e proporcionando a quem a integra «a oportunidade de interagir com pessoas de diversas culturas e nacionalidades, o que se traduz também em numerosas oportunidades para aprender e crescer profissionalmente».

Para além da aposta na diversidade, e de todas as condições e benefícios que a Emirates oferece, há outro “ponto de honra” da companhia no que respeita aos seus colaboradores – são elas os embaixadores da marca. «Trabalhar na Emirates é fazer parte de uma marca muito forte e bem-sucedida, pelo que procuramos que os nossos colaboradores se orgulhem da companhia que representam», sublinha-se. Esta postura é não só importante, como fundamental para o sucesso do negócio, pois «só assim conseguimos garantir que fornecemos o melhor serviço na indústria».

A Emirates acredita que esta atenção às suas pessoas desempenhou um papel de enorme importância aquando da pandemia e do impacto que ela teve nos colaboradores e nas suas famílias. Agora, e «à medida que avançamos para a nova fase de recuperação, o principal desafio será motivar e reter a nossa talentosa equipa, para continuar a garantir um excelente serviço aos nossos passageiros», sublinha- -se. «Somos focados nas pessoas, temos paixão pelo que fazemos e prosperamos assentes em valores como a segurança na aviação, a confiança, a integridade, a transparência e a colaboração.»

 

Este artigo foi publicado na edição de Dezembro (nº.132)  da Human Resources, nas bancas.

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