Emojis: a nova linguagem no trabalho?

Os emojis são uma linguagem e uma tecnologia. O estudo desenvolvido pela Cultivate sobre como os usamos mostra como nos adaptamos de forma criativa a esta forma de comunicação.

 

Em pouco mais de duas décadas, os emojis evoluíram da utilização por parte dos adolescentes para uma aceitação no âmbito de uma conversa de negócios. Influenciado fortemente pela presença da geração Z e dos millennials, os emojis tornaram-se numa forma de comunicação – mais rápida e mais eficaz, permitindo uma comunicação mais empática.

Após seis meses de estudo em quatro empresas, incluindo um total de 83.055 mensagens que usaram 101.134 emojis, o estudo encontrou algumas tendências interessantes, como o facto de 30% das mensagens usarem o polegar para cima , enquanto 27% usaram o rosto com máscara .

O uso de emojis também difere de empresa para empresa: cada uma tem o seu próprio vocabulário visual baseado na sua cultura interna. E cada geração tem suas preferências. Os baby boomers gostam de receber textos comerciais com emojis, mas apenas no contexto certo. A geração X aprecia canais informais como o Facebook, o qual podem usar de uma forma profissional. A maioria da geração Y é obcecada por emojis e pela comunicação digital rápida. E a geração Z adora formatos de vídeo, aplicativos e abordagens apenas para dispositivos móveis com filtros e emojis.

16,3% das solicitações foram respondidas Thumbs Up , 1,31% com Okay Hand e 1,29% com Coffee . 14,64% das respostas para a conclusão das tarefas foram seguidas pelo emoji Thumbs Up e 1,13% foram seguidas pelo emoji Mãos de Oração.

O estudo descobriu que os lideres falam a sua própria língua: os cinco principais emojis usados ​​pelos lideres são diferentes dos cinco principais usados ​​pelos colaboradores. Os principais emojis usados ​​pelos lideres incluem Polegares para Cima (em 4,63% das mensagens), Palmas (em 1,80%), Party Popper (0,88%), Smiley Face (0,53%) e Olhos do Coração (0,39%).

Os emojis criam um sentimento de ligação e acrescentam um toque pessoal.

 

Ler Mais