Employer Branding – Prémios Human Resources 2022

Qual a empresa que melhor trabalha e promove o Employer Branding?

 

Pitch dos finalistas

 

Accenture

Reconhecida como uma das marcas mais valiosas do mundo, a Accenture é líder global em Digital, Cloud e Security, combinando uma vasta experiência com a especialização em mais de 40 indústrias. Através dos nossos Centros de Excelência e Tecnologias Avançadas, entrega soluções inovadoras a clientes nacionais e internacionais.

Presente em Portugal há mais de 30 anos, conta com mais de 4.000 colaboradores, de 57 nacionalidades, sendo uma das empresas mais diversas e inclusivas do mundo.

Consciente da sua responsabilidade para garantir um futuro mais sustentável e inclusivo, a Accenture procura sempre alinhar a estratégia de valor 360º com a sustentabilidade empresarial. É uma empresa escola e um dos maiores recrutadores a nível nacional, não esquecendo aqueles que são mais vulneráveis na sociedade. Assume também o compromisso de até 2025, ser uma empresa com zero emissões, zero resíduos e consumo eficiente e também atingir a paridade de género na sua força de trabalho.

 

Deloitte

Além do posicionamento e reputação da Deloitte enquanto marca empregadora, refletimos e investimos sobre a forma como o nosso talento (potencial e existente) perceciona a sua experiência nos vários pontos de contacto connosco, procurando melhorá-la continuamente. Para isso, temos uma equipa de 5 pessoas, dedicada exclusivamente à estratégia de employer branding, que em articulação com as equipas de people, marketing e negócio, se focam nos vetores da cultura e da experiência das nossas pessoas. Para além de antecipar tendências e avaliar contextos, à luz da diversidade, equidade e inclusão, é através de uma abordagem profundamente holística e colaborativa, que se lançam soluções e se monitorizam resultados. O desígnio é, por um lado, reforçar a nossa cultura organizacional e, por outro, gerar um impacto positivo no máximo número de pessoas.

 

EDP

A EDP pretende atrair, recrutar e reter diferentes perfis, assumindo a diversidade como um fator potenciador e diferenciador de inovação e, apesar do contexto pandémico adverso, em 2021 a EDP continuou a adaptar-se e a reforçar a sua estratégia de employer branding, consolidando a sua presença junto de colaboradores e candidatos, de forma totalmente remota, em mais de 165 iniciativas, que permitiram impactar mais de 34 mil pessoas em todo o mundo. Este forte posicionamento da EDP e a sua dedicação e compromisso em garantir a implementação das melhores políticas e práticas de gestão de pessoas resultou em várias distinções, permitindo à EDP ser uma vez mais considerada uma employer of first choice através da certificação Top Employer.

 

Fidelidade

É com enorme orgulho que constatamos que a Fidelidade se encontra nomeada para as categorias correspondentes aos temas a que tanto nos dedicamos todos os dias.

Temas como o Employer Branding, a Gestão de Talento ou a Meritocracia, são para a Fidelidade estratégicos, mas são, acima de tudo prioritários.

Temas que refletem e são reflexo do bem-estar dos nossos colaboradores desde o seu primeiro dia de onboarding, ao seu dia-a-dia no exercício das suas funções, ou quando se preparam para uma nova fase da sua vida, a reforma. Na Fidelidade o nosso foco são mesmo as Pessoas, sejam elas clientes, parceiros ou colaboradores e embora não trabalhemos com o intuito de conquistar prémios, gostamos sempre de ver reconhecido este nosso foco, pelas Pessoas e para as Pessoas. Para que a vida não pare.

 

L’Oréal

Sabia que 80% dos nossos colaboradores em Portugal recomendaria a L´Oréal para trabalhar aos seus amigos? (+9% do que a norma local, segundo o questionário de clima). As pessoas são os nossos principais embaixadores – pela espontaneidade com que abordam as boas práticas – e que tem impacto positivo no fortalecimento da imagem da empresa e na capacidade de reter, fidelizar e contratar talentos. Com eles apostamos na proximidade e comunicação e, naturalmente, esta valorização profissional estende-se ao exterior. Também continuamos a apostar nesta proximidade e comunicação com parceiros, nomeadamente na promoção de experiências de estágio e levando managers e colaboradores a Faculdades e Eventos, abrindo a porta do que tanto nos orgulha: a cultura L’Oréal.

 

MC / Continente

Temos como objetivo sermos reconhecidos como o melhor empregador, e é para isso que trabalhamos diariamente, dinamizando um conjunto de práticas e iniciativas, assentes na nossa proposta de valor. Apostamos na construção de um ambiente de trabalho onde as pessoas se sintam bem e possam crescer pessoal e profissionalmente, com líderes humanos e inspiradores, onde procuramos garantir a valorização de todos, permitindo que encontrem um significado no seu trabalho. Acreditamos que pessoas felizes e realizadas trabalham melhor.

Somos focados nas pessoas, procurando conhecer em profundidade e melhorar a experiência dos nossos colaboradores. Criamos valor com o contributo de todos, inovamos a cada passo e lideramos de forma próxima, atentos às qualidades e necessidades de cada um. Temos histórias diferentes e ideias diferentes, mas partilhamos o desejo de crescer e de chegar à melhor versão de nós próprios. Tudo o que somos, conseguimos juntos, porque somos Better Together.

 

Microsoft

Na Microsoft, os colaboradores representam a missão da organização e existe um compromisso claro com o reconhecimento das suas necessidades individuais. Promovemos a partilha de feedback regular, com questionários internos anónimos, ferramentas essenciais para a definição de planos de ação.

Trabalhamos também o sentido de comunidade e os princípios de diversidade e inclusão, numa base de confiança. Desenvolvemos múltiplas iniciativas, como a participação em comunidades de allyship e networking; grupos internos de colaboradores para desenvolvimento profissional e momentos específicos, como “Tea Time’s” e pequenos-almoços com colaboradores expatriados para debate e partilha de ideias. Na pandemia, entre outras medidas, demos licenças parentais remuneradas para colaboradores que estiveram em teletrabalho com filhos e 5 dias extra de férias.

 

Randstad

Nunca como hoje se falou tanto da importância que as pessoas têm nas organizações. É a componente humana que faz verdadeiramente a diferença e que permite elevar a presença de uma marca a um outro nível. Na Randstad trabalhamos diariamente para que o valor da nossa marca seja reconhecido por todos colocando sempre um toque humano em tudo aquilo que fazemos. O que é certo é que nunca deixámos que o employer branding ficasse de quarentena! Apostamos na proximidade com os nossos clientes com eventos virtuais mas também presenciais, reformamos ainda mais a ligação com os nossos candidatos através do nosso podcast e continuamos a dar voz às nossas pessoas nos nossos canais digitais porque sabemos que eles são os verdadeiros embaixadores da nossa marca. E assim conseguimos mostrar que #estamosaqui e o que significa verdadeiramente ser Randstad.

 

 

Participe e vote AQUI