Empregadores de Turismo querem contratar

Mais de 8 em cada 10 empregadores na área de Turismo & Lazer querem recrutar novos colaboradores no ano 2015, segundo a Hays Portugal.

Mais de 8 em cada 10 empregadores na área de Turismo & Lazer querem recrutar novos colaboradores no ano 2015. Esta é uma das conclusões de um inquérito realizado pela Hays Portugal junto de cargos de direcção de empresas deste sector.

Segundo Francisco Emauz Ribeiro, consultor de recrutamento especializado na área de Turismo e Lazer, estes números não surpreendem. «O sector está a viver um momento de grande dinamismo, e ainda se encontra longe de atingir o seu potencial pleno. 2015 deverá ser ano de muitas movimentações no mercado de trabalho.»

No entanto, o consultor deixa um alerta para os primeiros sinais de falta de profissionais qualificados nesta área: «Começam a verificar-se algumas dificuldades na identificação de determinados perfis fundamentais, como Chefes de Cozinha e Sommeliers. O mesmo se verifica na área do Marketing Digital, já que os empregadores de Hotelaria procuram cada vez mais profissionais com competências e conhecimentos de e-Commerce e Web-Marketing. Portugal poderá não estar a conseguir formar profissionais suficientes para acompanhar o crescimento do sector.»

Outros dados do inquérito da Hays parecem vir confirmar este cenário. Mais de 80% dos empregadores de Turismo e Lazer afirmam que a dificuldade em identificar os profissionais certos já prejudicou de alguma forma o negócio, obrigando-os a recrutar pessoas menos adequadas para a função, a repensar planos estratégicos ou até mesmo a sofrer algum tipo de quebra nos resultados.

Ainda de acordo com os resultados deste inquérito, 70% dos empregares de Turismo & Lazer consideram que as instituições de ensino em Portugal não preparam os profissionais para o mercado de trabalho.

Ler Mais