Empresa alemã de tecnologia óptica aposta na educação em STEM e promove programa internacional (que inclui Portugal) de voluntariado interno

Para assinalar o 175º aniversário, a ZEISS, empresa de tecnologia que opera nas áreas de óptica e optoelectrónica, lançou a iniciativa global “A Heart for Science”, um programa de voluntariado empresarial que se destina a encorajar os jovens a seguir uma carreira na STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

 

Esta iniciativa mundial está a ser planeada e organizada por colaboradores da ZEISS, que pretendem transmitir os seus conhecimentos aos investigadores do futuro. A ZEISS está a apoiar o esforço dos seus colaboradores de diversas formas, incluindo um manual sobre a iniciativa, experiências guiadas e adequadas à idade, e uma plataforma digital onde os voluntários se podem reunir e colaborar nos seus projectos conjuntos. Para além disso, a ZEISS está, também, a financiar actividades seleccionadas.

«Apoiar a educação e a ciência é já uma tradição na ZEISS. É uma parte essencial da nossa filosofia. O objcetivo da “A Heart for Science” é abrir o mundo da investigação aos jovens e motivá-los com temas sobre a natureza e a tecnologia», afirma Karl Lamprecht, presidente e CEO do Grupo ZEISS.

Com esta iniciativa, a ZEISS pretende fazer crescer uma rede internacional de parceiros internos e externos do projecto. Os colaboradores podem trabalhar com instituições educacionais e locais de formação, tais como escolas, laboratórios de estudantes ou museus, ensinando, realizando experiências ou organizando workshops no âmbito da educação STEM. Desta forma, os Zeissianos podem trazer a sua experiência e competências para apoiar e beneficiar as suas comunidades locais.