Empresa Pública e SPE – Prémios Human Resources 2023
Qual a empresa pública e/ou do sector público estatal, com melhor performance ao nível da gestão de pessoas?
Pitch dos finalistas
Águas de Portugal
O caminho faz-se caminhando, mas sem um bom diagnóstico inicial dificilmente conseguiremos estabelecer que caminho pretendemos percorrer.
Com este objetivo, no final de 2021 e no início de 2022 lançámos uma séria de iniciativas/projetos – avaliação do clima organizacional, avaliação de riscos psicossociais, diagnóstico completo ao ciclo de pessoas, análise salarial e dimensionamento de recursos humanos – cujos resultados nos permitiram definir o nosso plano com 21 ações concretas e ambiciosas para 2022/2023. Orgulha-nos constatar o excelente nível de execução das mesmas, que vão desde o reforço cultural e de valores, passando pelas políticas, manuais e regulamentos, pela aprendizagem ao longo da vida, pela implementação de uma solução/plataforma de gestão de pessoas (digitalização da função RH) e que culminam em toda a envolvente do bem-estar das nossas pessoas.
Temos como visão a humanização da gestão de pessoas e como missão a capacidade de garantir o crescimento pessoal e profissional das nossas pessoas, num clima de confiança, respeito, partilha, resiliência, agilidade e paixão, promovendo o seu bem-estar e uma cultura de responsabilidade, autonomia, iniciativa, meritocracia, exigência interna, excelência de serviço e utilidade social.
De destacar, em paralelo, a valorização salarial que temos encetado no Grupo AdP, quer em 2022 com aumentos generalizados e reclassificações de funções, quer em 2023 com uma negociação histórica com os sindicatos que culminou numa proposta bastante robusta e impactante, principalmente para as pessoas com rendimentos mais baixos, atendendo ao momento socioeconómico que experienciamos.
Todos os dias nos esforçamos por cumprir o nosso propósito: fazer a diferença na vida das pessoas!
Vamos juntos/as!
Banco de Portugal
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Câmara da Figueira da Foz
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Câmara de Cascais
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Câmara de Lisboa
Tornar a CMLisboa um empregador de excelência, com uma força de trabalho criativa e envolvida na governação colaborativa da cidade” é a nossa visão. Para a concretizar, destacamos:
– Um modelo de gestão construído com as pessoas, em que é incentivado o desenvolvimento de competências e oportunidades profissionais dos trabalhadores, estimulando a aquisição de novas competências/habilitações e criando possibilidades de mobilidade para carreiras de maior exigência.
– A conciliação do tempo de trabalho com o tempo pessoal e familiar. Para tal, regulamentámos o teletrabalho em regime misto, num processo participativo que envolveu as partes interessadas, e concedemos jornada contínua (mais de 500), trabalho a tempo parcial, licenças, estatutos de trabalhador-estudante e de bolseiro.
– O modelo de comunicação corporativa que diversifica a forma de fazer chegar a informação, considerando a dimensão e as especificidades do nosso efetivo (10.388 trabalhadores).
– A Rede Colaborativa que permite aos trabalhadores dedicarem parte do seu tempo de trabalho a projetos desenvolvidos por outras unidades orgânicas.
– A responsabilidade social, através de várias valências como: as unidades de educação para os filhos dos trabalhadores, o Gabinete de Apoio Social ao Trabalhador, refeitórios e espaços de copa.
– As consultas de psicologia, nutrição, cessação tabágica, perturbação do sono, doenças respiratórias e prevenção de saúde mental.
– O Programa 100% bem, de saúde ocupacional, que pretende estimular comportamentos saudáveis nos trabalhadores nas áreas da nutrição, saúde, condição física e bem-estar e prevenir algumas das principais causas de stresse e mal-estar no trabalho.
INCM – Casa da Moeda
Diariamente, as nossas mais de 700 pessoas continuam uma tradição com mais de 700 anos de história. Construir o futuro. Honrar uma missão de serviço público – “desenvolver soluções tecnológicas inovadoras para a segurança dos cidadãos, em Portugal e no estrangeiro”.
As nossas Pessoas merecem o melhor.
Sistema de saúde próprio e alargado à família. Bem-estar físico e mental. Conciliação da vida profissional, familiar e pessoal. Diversidade de benefícios sociais para diferentes necessidades em diferentes momentos. Incentivo à inovação, aquisição e desenvolvimento do conhecimento. Formação e qualificação. Dispensas de trabalho para participação em ações de voluntariado. Sustentabilidade. Defesa do ambiente. Ética, inclusão, respeito pelos direitos e igualdade. Ser mulher. Ser homem. Ser diferente. Ser INCM.
SCML / JSC
Honrar o passado, olhar para o futuro!
Na Santa Casa gerimos as nossas pessoas como o maior ativo e inspiração da Instituição.
Por isso, todos os dias assumimos a responsabilidade e o compromisso de dar o melhor de nós.
Isso só é possível com uma equipa motivada e consciente do propósito da SCML e do impacto das suas ações.
A gestão de Pessoas numa Instituição com estas características tem de ser uma gestão por valores, consciente e com respeito pela individualidade, percurso, competência, vivência e trabalho de cada um, numa missão que é de todos.
As Nossas Pessoas determinam o sucesso e o valor da Instituição. Queremos valorizá-las e proporcionar-lhes a melhor experiência de trabalho.
Para o alcançarmos, assentamos o desenho da nossa estratégia em cinco pilares essenciais: gestão do talento; cultura e comunicação; experiência do colaborador; sustentabilidade; estrutura organizacional e de governo.
Esta estratégia segue duas das grandes tendências de RH, que passam pelo digital e pelo agile. Apostamos em novas tecnologias para agilizar os processos (como o SAP Sucess Factors), em métricas de suporte à tomada de decisão na gestão de recursos humanos, no respeito pelas novas abordagens na área da saúde e bem-estar (através de consultas de enfermagem e entrevista de psicologia) e na área da sustentabilidade (com o desenho de políticas para a empregabilidade de pessoas com deficiência).
Por outro lado, percebendo a importância do alinhamento entre cultura, valores, liderança e competências, criámos a marca “As Nossas Pessoas” como forma de fortalecer a união, o sentimento de orgulho e o vínculo entre colaboradores e Instituição.
Tudo isto, Por Boas Causa!
Turismo de Portugal
O Turismo de Portugal, num contínuo compromisso com a sustentabilidade, assenta a sua estratégia em pessoas motivadas, felizes e produtivas, apostando na sua contínua capacitação, através de financiamento académico e acesso permanente a uma Academia de Formação; em rotinas saudáveis no trabalho, tais como aulas de Pilates, Office Massage, manutenção de hortas comunitárias e bibliotecas colaborativas; numa política de benefícios para acesso a eventos culturais, restaurantes, ginásios; na flexibilidade laboral com um programa de mobilidade interna e regimes de teletrabalho; bem como numa comunicação interna aberta e próxima, cultivando a partilha, a cooperação e o diálogo. Somos constantemente desafiados a ser cada vez melhores, concretizando, em conjunto com os nossos colaboradores, o seu potencial de crescimento e realização pessoal e profissional.