Empresários lusos pedem representante da AICEP na Venezuela

Aproveitando os sinais de reactivação da economia venezuelana, os empresários luso-venezuelanos pedem que Portugal nomeie rapidamente um representante da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) para assessorar nos negócios.

 

«O Governo de Portugal tem que voltar a nomear um representante do AICEP na Venezuela»”, afirmou, Fátima de Ponte, presidente da Câmara Venezuelana Portuguesa de Comércio e Turismo (Cavenport) à Agência Lusa, à luz de alguns sinais de melhoria da situação económica venezuelana que vários empresários dizem estar a acontecer.

«É muito importante essa nomeação, porque será o representante do AICEP quem intermediará nas alianças e assessorará os empresários que queiram vir (investir no país) ou que queira ir (investir em Portugal)», disse a presidente da Cavenport.

Até há poucos anos, o AICEP teve «um funcionário» que se deslocava frequentemente até à cidade de Valência (a 170 quilómetros de Caracas, onde nasceu a Cavenport) para falar com os empresários e realizar conferências, revelou Fátima Ponte, o que não se verifica actualmente pela falta de representante.

Para a empresária, «ter alguém do AICEP servirá de motivação, ainda mais neste momento (de reativação económica) para que continuemos a trabalhar juntos, pela Venezuela e por Portugal, e para que os empresários tenham a confiança de que há uma câmara de comércio na qual se apoiarem».

«Somos, de momento, a única câmara binacional (portuguesa e venezuelana) activa e acreditada também perante o Governo de Portugal. Projectamos realizar grandes fóruns nacionais (na Venezuela) para transcender, que os nossos empresários conheçam o suporte legal-jurídico, contábil e em importações que podemos dar», frisou.

A Câmara Venezuelana Portuguesa de Comércio e Turismo (Cavenport) surgiu em março de 2007, resultante da fusão da Câmara Luso-venezuelana de Comércio e Turismo (CLV) de Caracas, e das Câmaras Portuguesas Venezuelanas de Comércio, Indústria e Afins (Caporven) dos Estados de Arágua e Carabobo.

Ler Mais