Empresas estão a contratar mais recem-licenciados. Mas procuram competências que não se aprendem na sala de aula. Em especial estas cinco

Há boas e más notícias para os que vão terminar o ensino superior. A boa é que os empregadores planeiam contratar mais recém-licenciados (14,7%) este ano do que em 2022, segundo o Job Outlook 2023 da NACE. A má é que a maioria dos cursos universitários não ensina as competências sociais de que muitos profissionais precisam, e a pandemia colocou os estudantes em desvantagem na experiência em ambiente colaborativo.

 

Muitas das competências mais importantes para uma carreira de sucesso não são aprendidas em livros ou avaliadas em exames. Para ajudar a preparar os recém-licenciados para o que os espera, a Glassdoor perguntou aos profissionais de vários níveis de experiência no Fishbowl, a plataforma da comunidade online da Glassdoor, que competências e informações gostariam de ter antes de entrar no mercado de trabalho. Eis as respostas.

 

Desenvolva as competências que não se aprendem na universidade

Soft skills são traços de carácter, atributos pessoais e outras competências não técnicas que ajudam a trabalhar e a comunicar com outras pessoas, como ouvir e delegar. Essas competências surgem naturalmente em algumas pessoas, já outras precisam de as praticar.

«Soft skills, como comunicação, gestão de tempo e espírito dde equipa são fundamentais para o sucesso no local de trabalho, mas não são enfatizadas o suficiente nas instituições de ensino», afirmou um inquirido.

Outra soft skill que muitos gostariam de ter aprendido antes é o networking. «Construir relacionamentos e networking com profissionais da área é fundamental para o sucesso na carreira, mas muitas pessoas acham que não aprenderam o suficiente sobre networking na universidade», revelou outro.

Um gestor de Marketing que respondeu ao tópico observou que o networking é especialmente importante quando se está no início. «Mais tarde na carreira, será mais fácil encontrar trabalho. Os recrutadores farão muito do trabalho de base, uma vez que o profissional tiver o conjunto de competências e um histórico de sucesso em projectos e tarefas.»

Embora os cursos universitários possam ser mais relevantes para as eventuais tarefas do dia-a-dia, os entrevistados em áreas técnicas, como ciência de dados ou contabilidade, salientaram que as competências interpessoais ainda «desempenham um papel importante no crescimento da carreira e como o profissional é visto».

 

Promova-se a si mesmo

A autopromoção é outra competência que os inquiridos gostariam de ter ao iniciar as suas carreiras. Frequentemente, as pessoas sentem-se constrangidas em divulgar os seus feitos, e os jovens profissionais, em particular, podem ter dificuldade em receber ou partilhar o mérito sem parecerem desagradáveis. Como afirmou um gestor de data governance, «O orgulho humilde seria algo bom de aprender».

Um director executivo acrescentou que não adianta fazer um bom trabalho se ninguém souber quem está por trás. «Muitas pessoas esperam que as promoções cheguem milagrosamente porque se consideram boas nas suas funções. Um profissional pode ser o melhor, mas isso não terá qualquer importância se as pessoas certas não o souberem», escreveram.

 

Aprenda a entender (e a evitar) a “política” do escritório

O trabalho árduo por si só não é suficiente para ter sucesso. Para obter promoções, aumentos e prémios, os membros do Fishbowl referem que é importante ser apreciado. Isso significa aprender a lidar com os “dramas” do escritório e comunicar de forma a demonstrar inteligência emocional.

«Gostaria de ter aprendido a navegar na “política” do escritório para acelerar o meu caminho para um papel de liderança», mencionou um profissional de Direito. «Captar dicas verbais e não verbais e reagir adequadamente é fundamental», partilhou um gestor de Qualidade.

A dinâmica interpessoal pode ser a diferença entre um emprego de sonho e um pesadelo, mas observar as relações existentes numa equipa, ao começar um novo trabalho, pode ajudar o profissional a ter sucesso.

«A verdade é que a política faz parte de todas as empresas», diz Tim Cole, CEO e autor de “The Compass Alliance”. «E esta não só traz vantagens, como também é essencial para aprender como envolver outras pessoas, obter consenso, construir uma esfera de influência e subir na hierarquia.»

Essas interacções podem ser ainda mais desafiantes em modelos de trabalho remoto. «As interacções virtuais versus presenciais podem parecer semelhantes, mas são muito diferentes. Tons, expressões e ritmo são ainda mais importantes do que pessoalmente. É realmente uma forma de inteligência emocional e um certo grau de sagacidade», acrescentou um consultor.

 

Aprenda o básico das ferramentas tech

Goste-se ou não, competências técnicas e analíticas básicas fazem parte da maioria das funções. Os inquiridos revelaram que o que mais se arrependiam, quando começaram os seus primeiros empregos, era a falta de competências em Excel.

«Sempre disse que as duas únicas disciplinas que me ajudaram na carreira foram Comunicação Empresarial e Introdução ao Excel», realçou um profissional financeiro.

«Fico chocado com a quantidade de estagiários e trabalhadores que chegam até nós sem qualquer conhecimento básico de Excel. Incrível», revelou um profissional de contabilidade.

Um profissional de consultoria, com formação em Humanidades, enfatizou o valor de competências técnicas e gostaria de ter estudado mais análise de dados, matemática de data science e codificação. Outro disse que teve de concluir um programa de mestrado para obter as competências técnicas necessárias para a função.

 

Melhore a sua literacia financeira

O primeiro ano de um jovem profissional pode ser um abre-olhos complicado. Depois de impostos, despesas de casa e alimentação, muitos profissionais sentem dificuldades em poupar dinheiro ou até mesmo cobrir as despesas mensais. Os respondentes concordam que esses são tópicos que os jovens adultos precisam de aprender antes de entrar no mercado de trabalho.

«Deveria haver aulas sobre crédito, investimentos e como avaliar benefícios numa oferta de emprego», disse um profissional de vendas, enquanto um gestor partilhou que gostaria de ter aprendido sobre poupanças, investimentos, depósitos directos, entre outros, antes de sair da universidade.

Entre os muitos tópicos financeiros que a comunidade Fishbowl gostaria de ter aprendido, antes de entrar no mercado de trabalho, gerir cartões de crédito e planear a reforma foram os mais citados.

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