Empresas mais atentas ao que têm “em casa”

O almoço de Outubro do Conselho Editorial teve lugar numa microcervejaria, com restauração e bar incluídos, tendo o maior balcão de Portugal. Mas foi à mesa que se debateram os desafios mais prementes nas empresas, nesta época de preparação para o novo ano. Os salários são obviamente tema, mas há outro que se destaca: as empresas querem saber que profissionais e competências têm. E se isso corresponde àquilo de que precisam.

Por Ana Leonor Martins | Fotos Nuno Carrancho

 

Em relação aos salários – e ainda que muitas empresas estejam agora a começar a “olhar” para esse tema –, a tendência de mercado parece indicar que os aumentos vão ser mais contidos do que nos anos anteriores. Já se conhecendo o aumento do salário mínimo nacional (cerca de 6%, de 870 € para 920 €), será certo que os restantes salários não o vão acompanhar, traduzindo-se num novo estreitar entre o salário mínimo e o salário médio. Mas a opinião é unânime, o foco deve ser em aumentar a produtividade para aumentar todos os salários.

Igualmente relacionado com o tema da produtividade está uma realidade que começa a notar-se mais nas empresas, dizem as consultoras: uma maior aposta na realização de assessements, ou seja, em avaliar competências, potencial e desempenho dos colaboradores, não só para saber o que têm e se corresponde àquilo de que precisam, mas também para saber quem é “dispensável” em caso de necessidade de reduzir estruturas para optimizar resultados. O acerto nas lideranças intermédias permanece um desafio, num contexto cada vez mais complexo e com mais variáveis. A confiança surge como palavra-chave.

Por outro lado, a percepção é de que se vivem tempos em que o interesse individual se sobrepõe ao interesse colectivo, quer nas empresas, quer na sociedade, e isso parece não estar a ajudar na equação em que se procura equilibrar o negócio com as pessoas, a pressão por resultados com o imperativo de não descurar a saúde e o bem-estar, os números com o humano.

A convite do conselheiro Tiago Brandão, CEO do The Browers, o almoço do Conselho Editorial realizou-se no Browers Beato. Contou ainda com a participação de: Ana Gama Marques (MEO), Joana Ferreira (Vila Galé Hotéis), Joana Pita Negrão (Dils), Marco Serrão (Nadara), Maria João Martins (My Change), Nuno Ferreira Morgado (PLMJ), Patrícia Fernandes (Montepio), Pedro Ribeiro (Super Bock Group), Pedro Rocha e Silva (LHH | DBM).

Almoço do Conselho Editorial da Human Resources, artigo publicado n.º 178, de Outubro de 2025

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