A Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP) renovou o acordo com a Plataforma “Compromisso Pela Enfermagem”, que assegura alterações salariais aos enfermeiros afectos a cinco estruturas sindicais.
Em causa está um aumento salarial de 50 euros/mês, em todas as categorias profissionais, já a partir do próximo mês (1 de Julho). O acordo prevê ainda novo incremento salarial, também de 50 euros, sensivelmente daqui a seis meses (a partir de 1 de Janeiro de 2026).
«Estas revisões salariais representam um esforço significativo de valorização dos profissionais de enfermagem e refletem o compromisso dos hospitais privados com a dignificação da carreira de enfermagem e a promoção de condições de trabalho mais atrativas e sustentáveis», afirma Ana César Machado, secretária-geral da APHP.
A Plataforma “Compromisso Pela Enfermagem” é composta pelo Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (SINDEPOR), pelo Sindicato Independente de Todos os Enfermeiros Unidos do Continente e Ilhas (SITEU), pelo Sindicato de Enfermeiros (SE), pelo Sindicato Independente dos Profissionais de Enfermagem (SIPEnf) e pelo Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE),
A 28 de Maio, a APHP assinou já um novo Contrato Coletivo de Trabalho (CCT) com o Sindicato dos Trabalhadores do Setor de Serviços (SITESE) e o Sindicato dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica (SINDITE), ambos afectos à central sindical União Geral de Trabalhadores (UGT). O acordo representou um aumento salarial médio de 75 euros, para 9500 trabalhadores, de 90 empresas do sector da hospitalização privada.














