🏆Estão abertas as votações para os Prémios Human Resources 2026. Conheça os vencedores e vote

Entrevista a Ana Rita Frazão, CEO da ONE: «Ter talento é crucial, mas não chega»

Human Resources
26 de Agosto 2025 | 10:10

É jovem, mulher, mãe e CEO da ONE. É a primeira experiência de Ana Rita Frazão a liderar uma empresa; os desafios são muitos, mas tem claros os objectivos e a estratégia. Não tem dúvidas de que «é nas pessoas que reside a verdadeira capacidade de fazer uma marca crescer», mas sabe que «ter talento não chega». Por isso, privilegia a energia e a vontade de fazer acontecer. E não esconde a ambição: quer crescer, rapidamente. Mas sem perder o ADN de «startup com experiência».

 

Por Ana Leonor Martins | Fotos Nuno Carrancho

 

Foi em Janeiro de 2023, então com 32 anos, que Ana Rita Frazão aceitou o desafiou de liderar a ONE. Vinha do mundo da consultoria, mas tinha o sonho de trabalhar em Moda. Isso, aliado ao alinhamento de valores com o fundador da empresa e ao potencial da marca, ditou a decisão. Não existia uma equipa estruturada, teve de assegurar desde tarefas micro à visão macro, «recrutar bem, guiar as pessoas para conseguirem crescer ao ritmo da empresa e criar uma cultura divertida, que promove a curiosidade».

Continue a ler após a publicidade

É impossível não notar o brilho nos olhos quando fala do projecto e das conquistas, e o entusiasmo com o futuro. E, apesar de estar consciente de que há «um grande caminho pela frente», revela o quer alcançar enquanto CEO da ONE: «Consolidar a internacionalização e ter reconhecimento em vários países.» Assumiu a liderança da ONE em Janeiro de 2023. Vinha do mundo da consultoria, calculo que bastante diferente…

 

O que mais a entusiasmou neste desafio?
Estar à frente de uma empresa era um objectivo? Sim, é um mundo bastante diferente. A consultoria preparou-me para este desafio, em várias dimensões, mas há também muita aprendizagem que só se faz no terreno.

Continue a ler após a publicidade

Há três motivos principais que me levaram a aceitar este desafio. E o primeiro teve a ver com o fundador da marca, o Manuel Bento de Sousa. Depois de vários anos em consultoria, em que mudamos constantemente de projectos e equipas, sentia falta de um líder com quem pudesse construir algo com continuidade. Com o Manuel, desde as primeiras conversas, senti um forte alinhamento de valores para com as pessoas, e visão para o negócio e do seu potencial. E percebi que teria liberdade e confiança para liderar.

A segunda razão foi o potencial da marca, não só no plano criativo, mas também na execução e operação. Essa energia de crescimento é altamente motivadora e trouxe-me à memória os desafios que vi os meus pais enfrentarem enquanto construíam o seu próprio negócio.

O terceiro motivo tem a ver com sempre ter tido o sonho de trabalhar na área da moda. A ONE permite-me viver essa paixão de forma muito completa, desde o lado criativo do produto e do marketing até à parte mais analítica e estratégica.

Curiosamente, não foi amor à primeira vista quando soube da oportunidade. Mas quando comecei a conhecer melhor o projecto e as pessoas envolvidas, apaixonei-me rapidamente.

 

Continue a ler após a publicidade

Que empresa encontrou e o que recorda dos primeiros dias?
Nos primeiros dias, tinha algumas salas vazias, pois algumas das funções que agora internalizamos, de marketing, design de produto ou tecnologia e dados, não estavam dentro de casa. Hoje já não cabemos na sede, vamos ter de mudar brevemente…

 

E quais foram os principais desafios iniciais?
Foi difícil chegar e não ter uma equipa estruturada, mas isso também fazia parte do desafio e do que me cativou para vir. Nos primeiros dois meses, fiz a minha primeira campanha de Dia da Mãe, criámos produtos de categorias novas para lançar no Verão, fizemos revisão de pricing, inevitável devido ao aumento de custos pós-COVID-19, e iniciei processos de recrutamento, em que ainda era eu que criava o anúncio no LinkedIn.

Pela diversidade de temas, o desafio inicial era ter muito claro quais eram as prioridades, o que é que não pode cair – conseguir ir ao micro de ser eu a executar algumas tarefas porque não havia mais ninguém para o fazer, mas subir novamente ao macro para não perder o norte. Acho que a consultoria foi uma escola fantástica para isso.

O maior desafio foi absorver tudo e conseguir criar impacto no primeiro ano, até porque percebi que isso também era importante para ganhar a confiança das equipas que estavam lá há muitos anos, e tinham alguma desconfiança para com um perfil jovem e que não vinha do sector.

 

Que objectivos de curto/médio prazo se propôs alcançar?
Vários! Tinha, literalmente, uma lista de temas por tópico, com timings e iniciativas. No curto-prazo, havia três grandes objectivos: recrutar e criar equipa, relançar e reposicionar a joalharia da ONE, e lançar a colecção de acessórios de homem. Apesar de muitos percalços, foram cumpridos nos primeiros seis meses.

 

O que tem sido mais desafiante nestes cerca de dois anos e meio?
O mais desafiante são as equipas, sem dúvida alguma. Recrutar bem, guiar as pessoas para conseguirem crescer ao ritmo da empresa – particularmente difícil quando se cresce tão rapidamente, como no nosso caso –, e criar uma cultura divertida, que promove a curiosidade e o crescimento.

 

E agora, continua a ser o principal desafio?
Agora será consolidar os resultados, conseguir pôr as equipas a trabalhar em conjunto para alcançar mais e celebrar esses resultados, com o adicional de estarem a aprender sobre um sector com muitas particularidades, e num contexto de internacionalização.

 

Já referiu as pessoas duas ou três vezes, calculo que sejam centrais na estratégia que definiu para o negócio…
Sim, assumem uma importância enorme. Ter talento é crucial, mas não chega. As pessoas têm de encaixar entre si. A combinação de perfis diferentes, mesmo quando todos são muito talentosos, gera resultados diferentes. Há quase um lado de “orquestra” neste processo, de perceber como as “peças” se ajustam, como é que cada personalidade, cada medo, cada competência, pode contribuir para um todo mais coeso, mais eficaz.

 

Leia a entrevista na íntegra na edição de Agosto (nº. 176) da Human Resources.

Disponível nas bancas e online, na versão em papel e na versão digital.

Partilhar


Mais Notícias

«O digital está cada vez mais no radar dos directores de RH»

Candidatos com deficiência discriminados

Gestão de Escritórios de Advogados em foco

Como aproveitar as manhãs

Os três segredos da eficácia organizacional

Manuel de Sousa é o novo director-geral da ALD Automotive Portugal

O que mudou na legislação laboral?

Energia que dá vida ao futuro

“Creative Leaders Conference” traz especialista em Inovação Organizacional

ATEC promove dia aberto para apresentar oferta formativa

BES e EDP lançam programa de formação para empreendedores

“Juventude em Movimento” quer por jovens a “mexer” dentro da Europa

Mindcoach promove programa de certificação em skills emocionais

Burger King está à procura de futuros líderes

True-Skills lança formação dedicada ao sector automóvel

Vantagem+ promove seminário sobre nova Lei do Trabalho

Comunique como os melhores

Universidade de Macau recruta professores

Inspiring Future forma alunos do Ensino Secundário

Escola de Negócios das Beiras promove formações em Lisboa

ISCTE promove 2.ª edição da Universidade Intergeracional

Vantagem+ promove seminário sobre Risco e Orçamentação

NASA oferece 13 mil euros para ficar deitado durante 70 dias

Universidade do Porto apresenta estudo sobre Empreendedorismo Social

Paulo Pinto nomeado CEO Ibérico da La Redoute

Prémio Europeu de Recursos Humanos com candidaturas abertas

Sofitel apresenta plataforma de emprego

Luís Palha é o novo presidente da direcção da EPIS

Procura trabalho? Cuidado com as redes sociais

Aprenda a escrever o email perfeito

Mindcoach promove workshop para coaches profissionais

UPTEC e Telles Abreu celebram parceria

Semana “Santander és Tu” reforça relação com colaboradores e clientes

Gulbenkian promove estágios para instrumentistas

Human Resources Portugal lança suplemento de Emprego

Neves de Almeida adquire Palmon Search & Assessment

Número de casais desempregados duplicou em Novembro

Nova direcção de negócio do Sector Público da Microsoft Portugal

“Prefere ser trabalhador por conta de outrem ou por conta própria?”

As profissões mais e menos stressantes em 2013

“O futuro do trabalho já chegou?”

Startup Pirates

Lexmark adquire Acuo Technologies

5 tendências que vão definir o mundo do trabalho em 2013

Os melhores CEO de 2012

Sumol+Compal despede 70 trabalhadores

Vantagem + e PHC unem-se para formar profissionais

The Lisbon MBA apresenta “You suck!”

SAS prepara-se para encerrar postos de trabalho

Empresas alemãs querem investir em Portugal

Estágios para estudantes de engenharia e ciências no Japão

Grupo CH distinguido internacionalmente

Quidgest anuncia projecto de internacionalização

As tendências e o futuro do retalho em debate

Contentores e autocarros transformam-se em escritórios

Portucalense lança curso em Cultura e Economia Criativa

Oeiras International School pretende ser referência no ensino

O que têm em comum o humor e a gestão?

Companhias aéreas brasileiras Azul e Trip fundem-se

Equilíbrio entre a vida profissional e pessoal a melhorar

Aprender a não levar trabalho para casa

Diogo Faria de Oliveira eleito presidente da AEPSA

Schneider Electric entre as 100 Empresas Mais Éticas do Mundo

Empresários europeus debatem gestão do risco

60% das empresas com benefícios para colaboradores

Conhecidos os vencedores em Comunicação Interna

Grupo Golden lança nova área de negócios

Formação: Revista interna e newsletter

Talenter discute a felicidade

3.ª conferência da Human Resources Portugal

253 novos desempregados por dia

Mais de 2.800 profissionais na Expo RH

Ernst & Young procura jovem talento da fiscalidade

Gestão de Talento na área dos Media

296 vagas na União Europeia

Empresas não estão preparadas para gerir crises nos media sociais

Processos aumentam no PEETT

EGP-UPBS lança 3ª edição do programa em Gestão Internacional

GMV seleccionada para projecto europeu

98 mil trabalhadores dispensáveis

Greve geral na quinta-feira

Escolhas profissionais que garantem a felicidade

Concursos Internacionias como Oportunidade de Negócio

Edição de Março já nas bancas

Os países mais verdes

As melhores universidades do mundo

Dois anos para ter subsídio com recibos verdes

Coaching em encontro científico

IFE elege Masters do Capital Humano

EGP-UPBS abre candidaturas

Como Portugal pode dar o salto

Seminário internacional sobre consumo de psicotrópicos no trabalho

Raul Orofino: Formar com humor

Antonio Huertas é o novo presidente da Mapfre

Sumol + Compal investe 8 milhões em Moçambique

Aprender a liderar

Ábaco Consultores cresce 40%

Creativesystems lança solução inovadora na Alemanha

Human Resources Portugal na Expo RH

Ajuste na economia mais rápido que o esperado

2 mil empregos em perigo com escalada do preço dos combustíveis

EDP lança prémio de inovação

Como apresentar um CV a uma empresa

Zeinal Bava eleito 2º melhor CEO europeu

Filipe Ribeiro com novas funções na HP

As mulheres mais ricas do mundo

Empreendedorismo: os perfis a seguir no Twitter

ISLA apresenta 3º iExecutive

As 7 características de uma start-up “cool”

Como fazer uma empresa crescer

Portugal perde 8,2% trabalhadores independentes

Multipessoal com novo director da zona Sul

Bombeiros são os profissionais que despertam mais confiança

Aprender a gerir o tempo

Primeiro seminário de Gestão de Qualidade da Vantagem+

Quidgest promove World Wide Innovation

5 Conselhos para reconhecer fraudes no Facebook

Especialista mundial de Liderança em Portugal

Workshop: Pensar Cliente

José Falcão Mena responsável por novo departamento da Sonae Sierra

Empreendedorismo aplicado à indústrias criativas

Secretária de Estado do Turismo debate futuro do sector

Desemprego na mira dos investidores

HP com novo director geral

Acções de Team Building gratuitas

Greve Geral: Autoeuropa interrompe produção

Siemens Portugal vence prémios internacionais de comunicação

Nuria Chinchilla debate “Chegar ao topo é desejável para todos?”

Edição de Novembro nas bancas

Guru norte-americano: PME devem exportar

Curso de Técnico Superior de Segurança e Higiene no Trabalho

Vantagem+ organiza seminário de GRH em Cabo Verde

REN lidera ranking ibérico em RH, saúde e segurança no trabalho

Noesis com nova Business Manager

Leo Burnett desafio estagiário a ocupar lugar de director criativo

Semana do empreendedorismo em 106 países

Bentley convida colaboradores do futuro

PLMJ no ranking do Financial Times

Porque as mulheres ganham menos

Mudar de carreira: de músico a gestor

Reestruturação na Soares da Costa

Egor lança motiva4one

O poder da era digital em debate

Vistos para Angola em 30 dias e por 3 anos

Nova rede social para encontrar emprego

Inédito desde 2009: Portugal cria emprego

Desemprego desce na Europa

Sonae Sierra com empreendimento no Brasil

SEDES debate a “Escola do Futuro”

Gestores de investimento mais influentes

42 milhões de euros para investir

Brasil: mais vagas para executivos

Bank of America corta 30 mil lugares

Desemprego jovem surpreende Poul Thomsen

Correios dos EUA corta 120 mil lugares

Portugueses são os mais motivados da Europa do Sul

Melhores líderes têm estilo diversificado

Economia Moçambicana cresce 7,1%

Vantagem+ lança “Master PMP Program”

A Revolução Subtil

Políticas de RH para promover liderança no feminino

Pedido de trabalho original para a Google

Estão abertas inscrições para o Oracle University Masters

Profitecla reforça atribuição de subsídios

MRW com campanha para estudantes

Google+ suspende páginas da RTP e do Público

Irmã de Zuckerberg despede-se do Facebook

Google atinge 25 milhões de utilizadores

Encontrar trabalho depois dos 40

Os novos desafios da liderança

Novo director de Negócio na HP

Europac: Fátima de Barros na administração

UAL: Inscrições abertas para MBA Executivo

ROFF distinguida como Employer of the Year

500 professores fora das universidades

Credit Suisse despede 4% dos trabalhadores

40 novos postos de trabalho em Leiria

Américo Amorim é o português mais rico

Portugal em 33º no ranking da inovação

Empresas ibéricas vão ter rating ambiental

Infor contrata 400 engenheiros

Accenture promove saúde e bem-estar

A cultura organizacional afecta a sucessão

Como detectar o talento da inovação

Nobel surpreende precários espanhóis

Usar as férias para evoluir na carreira

Alliance Healthcare com novo CEO

Trabalhadores freelance são felizes

O primeiro passo da carreira: saber escolher o estágio

Liberty Medlog e Pwc associam-se a Porto Business School

Na Crédito y Caución a gravata fica em casa

Profissões do futuro

Bosch e Efacec ganham Prémio de Inovação Cotec

Bancos britânicos pessimistas

Taxa de desemprego jovem sobe para 28,1%

Inflação deve acelerar para 3% em 2026

Qua­tro em cada dez con­ven­ções cole­cti­vas não ultrapassam o salário mínimo

Parlamento decide sobre leis laborais com ou sem acordo na concertação

Programa da Água Monchique vai apoiar a reconstrução da zona Centro. Saiba como ajudar

Preparar estudantes para o uso da Inteligência Artificial é o objectivo deste curso (online) da NOVA FCSH

Direcção da Associação de Distribuidores Farmacêuticos eleita para o triénio 2026-2028

Start Campus e NOVA IMS unem-se para formar talento para data centers, energia e infraestruturas críticas da IA em Portugal

Cofidis promove open day para ajudar os jovens nos desafios do primeiro emprego

Doutor Finanças reforça presença europeia com entrada em Itália e rebranding internacional

Best Workplace, iCapital: Construir um local de trabalho onde as pessoas e o propósito prosperam

Mais Notícias