Entrevista a Margarida Carvalho, Emergn: «Portugal tem uma oferta excepcional de talentos»

A consultora global de serviços empresariais digitais abriu o seu segundo maior escritório a nível mundial e o local escolhido foi o Porto. Para a Emergn, Portugal tem uma oferta excepcional de talentos e é um mercado prioritário. A Human Resources conversou com Margarida Carvalho, Portugal Location Lead da Emergn.

Por Tânia Reis

 

Com um modelo de trabalho híbrido, alinhado com a mentalidade colaborativa, a Emergn foca-se nas duas áreas mais apreciadas pelos colaboradores: progressão efectiva de carreira e oportunidades de crescimento contínuo. Para a tecnológica, promover o crescimento dos colaboradores é a melhor forma de as organizações conseguirem atrair e reter talento.

 

A Emergn abriu recentemente o seu primeiro escritório no Porto. O que vos levou a apostar em Portugal?

A nossa aposta em Portugal veio muito naturalmente. Vemos este país como uma localização estratégica, com um panorama empresarial muito atractivo e uma oferta excepcional de talentos.

Acreditamos que a cultura de trabalho do país está muito alinhada com os nossos valores, e de facto, vemos diariamente como a nossa equipa em Portugal contribui muito para o desenvolvimento dos nossos projectos. São profissionais prontos a oferecer resultados de alta qualidade. Já temos uma equipa considerável a nível nacional e temos observado o impacto muito positivo que têm nos produtos e serviços que entregamos aos nossos clientes.

A razão pela qual escolhemos o Porto, especificamente, para abrir o nosso novo escritório é por ser uma região que permite uma expansão estratégica e um contacto regular com associações locais que acreditamos que podem ajudar o nosso negócio a crescer. Por exemplo, somos associados do Porto Tech Hub, parceria que nos tem ajudado a tornarmo-nos gradualmente mais conhecidos a nível nacional no ecossistema da tecnologia e inovação, bem como a descobrir talento tecnológico.

 

Que objectivos pretendem atingir no curto prazo?

Portugal é um local prioritário para a Emergn, especialmente no que diz respeito ao talento. O nosso escritório no Porto é o segundo maior a nível mundial e o nosso objectivo é continuar a investir no recrutamento em Portugal e crescer a equipa.

Estamos confiantes de que a nossa expansão estratégica será acompanhada pela contratação de mais colaboradores em Portugal em áreas como Software Development (JavaScript, Java, .NET), Quality Assurance, Business Analysis, Data & Analytics, Intelligent Automation, DevOps e Product Design, que podem ser vistos com mais detalhe na nossa página de carreiras.

O nosso principal foco é crescer a equipa e continuar a oferecer soluções inovadoras aos nossos clientes, na área de consultoria, tecnologia e formação.

 

Caracterizam a vossa abordagem como Value, Flow & Quality, que também se estende à cultura interna. Em que consiste e de que forma a desenvolvem e implementam?

Value, Flow e Quality (VFQ – Valor, Fluxo e Qualidade) é a nossa abordagem de transformação, baseada no contexto e orientada para os resultados, fundamentada em três princípios: 1. Entregar valor antecipadamente e de forma contínua; 2. Optimizar o fluxo de trabalho, do início ao fim; 3. Descobrir a qualidade através de feedback rápido.

No que diz respeito aos serviços que oferecemos aos nossos clientes, estes são os nossos princípios orientadores para criar experiências mais competitivas. Uma vez que o nosso objectivo é melhorar a forma como as pessoas e as empresas trabalham, para sempre, actuamos sempre com base numa mentalidade de aprendizagem. Não queremos estabelecer dependências com os nossos clientes, mas sim ensiná-los a conduzir o seu trabalho para a frente, de forma autónoma.

Com base nos princípios VFQ, construímos a Academy, o nosso produto de aprendizagem baseado no trabalho, que ajudou as empresas de todo o mundo a revigorar as suas equipas através da construção de uma cultura de aprendizagem. Através da Academy, as jornadas de aprendizagem são adaptadas a funções específicas para acelerar a transformação de líderes, gestores de produtos e profissionais ágeis.

Não só defendemos os princípios VFQ junto dos nossos clientes, como também os vivemos diariamente, para nos orientar no nosso trabalho, do ponto de vista interno. Somos os primeiros a provar os seus resultados.

A primeira coisa que os nossos profissionais fazem ao juntarem-se à Emergn é o curso de VFQ Foundations, e começar a aplicar estes princípios ao seu próprio trabalho. Oferecemos oportunidades de formação sobre Agile, Product Management, e outros tópicos através da nossa plataforma de formação interna, e, simultaneamente, apoiamos planos de aprendizagem e desenvolvimento que os colaboradores queiram prosseguir no âmbito do seu plano de crescimento na carreira.

Embora as expectativas das pessoas e as oportunidades de aprendizagem no local de trabalho estejam a mudar, acreditamos que promover o crescimento dos colaboradores é a melhor forma de as organizações conseguirem atrair e reter talento.

 

Que perfis procuram para as vossas equipas e quais as competências que mais valorizam?

A equipa em Portugal representa mais de 10% da nossa equipa global, e vemos que eles têm um grande impacto no nosso trabalho junto dos clientes, bem como na nossa cultura interna.

Portanto, e para continuar a fazer a crescer a nossa equipa, as competências que procuramos são essencialmente nas áreas de Software Development (JavaScript, Java, .NET) Quality Assurance, Business Analysis, Data & Analytics, Intelligent Automation, DevOps e Product Design.

Relativamente a perfis e competências interpessoais, estamos à procura de pessoas verdadeiramente apaixonadas pela tecnologia, criativas, curiosas e com integridade. Além disso, estamos também muito interessados em conhecer possíveis candidatos de outras áreas, incluindo profissionais juniores que procuram uma carreira em serviços tecnológicos.

 

Que benefícios disponibilizam aos colaboradores e quais os mais apreciados?

O feedback que recebemos dos nossos colaboradores permite-nos perceber que as duas áreas nas quais nos focamos mais são precisamente as mais apreciadas: progressão efectiva de carreira e oportunidades de crescimento contínuo.

Ao nível do desenvolvimento de carreira, oferecemos muita flexibilidade. Trabalhamos proactivamente para assegurar que os nossos colaboradores estão no nível e no cargo que acreditam ser o correcto e, para isso, temos um Plano de Progressão de Carreira no qual delineamos os requisitos e expectativas de cada função, em diferentes níveis.

Isto permite que os nossos colaboradores sintam que estão de facto a trabalhar com um propósito e que podem subir rapidamente e de forma consistente na “escada” profissional.

Além disto, como procuramos assegurar o bem-estar das nossas equipas, estamos sempre atentos a quem sente que deve mudar o seu percurso profissional, o que me leva ao segundo ponto: o crescimento contínuo.

Relativamente a esta dimensão, oferecemos formação sobre vários temas, sendo que os colaboradores podem escolher aqueles que preferem. Isto ajuda, por exemplo, a potenciar uma mudança de carreira, se necessário.

Apoiamos as nossas equipas e queremos certificar-nos de que dispõem de todos os recursos para serem bem-sucedidos e irem além do que é esperado, ou substancial. A ideia principal aqui é criar um espaço onde as nossas pessoas sintam que podem crescer a vários níveis, numa abordagem in-house.

 

Dispõem de um pacote salarial que vos torna atractivos relativamente às outras empresas do sector?

Sim, temos um pacote salarial atractivo, ainda que acreditemos que o valor que oferecemos é complementando com um forte foco na progressão de carreira, e em oportunidades de formação e desenvolvimento.

 

Que modelo de trabalho têm implementado actualmente? Que desafios e oportunidades apresenta esse modelo?

Com a abertura do nosso escritório no Porto, passámos de um modelo remoto para um modelo híbrido. Temos profissionais espalhados por todo o país, mas aqueles que estão na região Norte acabam por ter a possibilidade de vir mais vezes ao escritório, e o feedback é sempre muito bom.

É sempre um desafio garantir bem-estar, satisfação e fluxo de trabalho quando se trabalha remotamente. Por isso, tentamos sempre criar momentos para partilhar experiências e rirmos juntos, online ou cara-a-cara, para que todos sintam que fazem parte de uma equipa.

Isto é o que chamamos um sentimento de “belonging” ou pertença, e, na Emergn, cultivamos isto diariamente a nível local, global, profissional e de negócio. Para nós, o desenvolvimento deste sentimento é uma prioridade. Sabemos que esta é a única forma de fomentar a felicidade no local de trabalho e impulsionar os resultados.

Por outro lado, a possibilidade de trabalhar em formato híbrido tem trazido oportunidades incríveis. Os nossos colaboradores podem escolher diariamente o local certo com base no seu horário, e são capazes de equilibrar entre um espaço tranquilo em casa, e um espaço para tarefas de colaboração mais profundas no escritório – o que melhora o seu conforto e produtividade.

A componente online também nos permite reunir colaboradores de diferentes locais onde a Emergn está presente e fomentar o diálogo e momentos de equipa. Acima de tudo, ajuda a assegurar o alinhamento global de valores e ajuda-os a perceber que somos uma equipa mundial e que temos um impacto.

Na Emergn, acreditamos que o trabalho híbrido se enquadra com a nossa mentalidade colaborativa. Com a tecnologia certa, podemos comunicar entre as equipas e dar vida a ideias entusiasmantes, mesmo quando se trabalha em formato remoto. Também criamos momentos casuais – em chat ou em vídeo – onde as pessoas são livres de partilhar as suas próprias ideias sobre um determinado tópico.

 

Que iniciativas desenvolvem em prol da retenção de talento e Employer Branding?

A Emergn tem uma abordagem bem definida e estruturada para criar um sentimento de “belonging”, a diferentes níveis: global, profissional, local e de negócio. E há um conjunto de iniciativas que desenvolvemos para fomentar a pertença a cada uma delas.

A nível global, reforçamos os valores comuns, clarificamos a nossa estratégia e objectivos, e somos transparentes nos resultados trimestrais e anuais. Temos reuniões de equipa trimestrais, que pretendem ser conversas abertas e transparentes onde a Emergn oferece aos colaboradores as informações mais relevantes sobre a empresa, o negócio ou outros tópicos.

A nível profissional, a Emergn organiza o trabalho em “global practices”, com comunidades de profissionais de diferentes localidades que se reúnem para partilhar conhecimentos e apoiarem-se mutuamente para crescer e ter sucesso. O sentimento de “belonging” ao nível do negócio refere-se às equipas que trabalham juntas para desenvolver projectos ou produtos para os nossos clientes.

A maioria dos colaboradores trabalha em equipas internacionais, com pessoas com diferentes origens e perspectivas, o que faz das nossas comunidades um local diverso e entusiasmante para se estar.

Já a nível local, em Portugal, criamos sempre momentos de equipa, como jantares ou actividades ao ar livre, onde podemos criar um diálogo entre as várias pessoas e fomentar esta ligação entre elas e garantir que se sentem como uma equipa.

Com a abertura do escritório em Portugal, isto está a tornar-se mais claro. As pessoas gostam de estar umas com as outras, sem nunca perderem a possibilidade de flexibilidade, e por isso as nossas acções vão muito no sentido de assegurar este sentimento de pertença e satisfação.

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