Entrevista a Sofia Mendoça, McDonald’s Portugal: Uma “fábrica” de histórias de sucesso

Não vale a pena esconder que o estigma em relação ao trabalho em cadeias de fast-food ainda existe – quer ao nível salarial, quer de competências –, mas na McDonald’s Portugal não faltam histórias de sucesso – inclusive com CEOs que começaram nos restaurantes. A progressão de carreira é um dos seus melhores cartões-de-visita. E Sofia Mendoça, na empresa há 20 anos e actualmente a liderar a Gestão de Pessoas, garante que é «uma formação para a vida».

 

Por Ana Leonor Martins | Fotos Nuno Carrancho

 

Os seus produtos preferidos na McDonald’s são o McRoyal Cheese e o Sundae, mas o que realmente fascina Sofia Mendoça na empresa que integrou em 1992 é o facto de, «a cada novo restaurante, cada colaborador tem à sua frente um futuro muito promissor». E são as suas pessoas que corroboram essa afirmação, uma vez que 93% reconhece e destaca a oportunidade que a empresa lhes dá para desenvolver competências. A juntar à formação contínua e oportunidades de carreira, valorizam a flexibilidade de horário, que facilita o worklife balance, e também o bom ambiente, acredita a directora de Recursos Humanos, garantindo que estas boas práticas são «reflexo de um caminho que tem sido percorrido há mais de 30 anos em Portugal» e que «o orgulho de trabalhar na McDonald’s está relacionado com a confiança que os colaboradores têm na marca».

 

É responsável pela liderança da Gestão de Pessoas na McDonald’s Portugal há quase uma década. Desde que assumiu a função, como têm evoluído os desafios? O número de colaboradores aumentou proporcionalmente, tal como aumentou a diversidade de motivações, expectativas, necessidades e exigências que as pessoas trazem quando entram para a McDonald’s Portugal. A evolução dos desafios tem acompanhado a evolução natural da integração da marca no país, incluindo a profissionalização das funções de Recursos Humanos, não só na sua dimensão como em termos de valências específicas, de forma a responder cada vez melhor a essas mesmas solicitações.

 

Que marcos destacaria, no seu âmbito de actuação?
O nosso compromisso, enquanto empresa responsável, é o de proporcionar oportunidades de primeiro emprego, mas também de progressão, com base no mérito e no reconhecimento, sendo hoje muitas as histórias de sucesso com a McDonald’s. Desde quadros executivos que abraçaram carreiras internacionais na marca, a colaboradores que cresceram connosco desde que iniciaram funções nos restaurantes e são hoje gerentes ou desempenham cargos na nossa sede, aos nossos franquiados, e até a quem optou por outros desafios profissionais, distinguindo-se na sua área.

As oportunidades de carreira são uma realidade e orgulho-me de fazer parte da história de cada um dos nossos colaboradores e do seu crescimento.

 

Quais são os principais desafios na gestão dessas pessoas?
Os principais desafios na Gestão de Pessoas na McDonald’s Portugal não diferem muito de outras empresas ou sectores que empregam um grande número de pessoas e, em particular, de jovens: é necessário estar atento e responder às necessidades e expectativas de cada um. Felizmente, na McDonald’s temos encontrado o caminho certo, conseguindo adaptar-nos, crescer e evoluir com as nossas pessoas, sendo cerca de metade jovens entre os 18 e 25 anos.

 

E que prioridades de actuação tem definidas?
Com base nos nossos valores internos – Servir, Inclusão, Integridade, Comunidade e Família –, definimos três áreas de actuação ligadas às nossas pessoas: o Emprego Responsável, ou seja, a garantia de bem-estar que vai desde as condições de trabalho ao bom ambiente entre equipas; Empowerment & Desenvolvimento, já que trabalhar na McDonald’s é sinónimo de continuar a crescer, a nível pessoal e profissional, o que é encorajado por formação certificada, a possibilidade de um horário flexível que permita a conciliação de trabalho com vida pessoal ou outros projectos e ambições pessoais de cada um, e a implementação de um Programa Nacional de Bolsas de Estudo para apoio na frequência no ensino superior; e Diversidade, Equidade e Inclusão, pois somos uma porta aberta a todos e promovemos locais de trabalho inclusivos, onde todos se sentem seguros, respeitados e valorizados.

 

Concretizando, que iniciativas implementaram mais recentemente nesses âmbitos?
As boas políticas da McDonald’s não são recentes – são, na verdade, reflexo de um caminho que tem sido percorrido há mais de 30 anos em Portugal. Temos seguido um caminho evolutivo e, mais recentemente, temos robustecido o nosso campo com novas políticas, nomeadamente com o já referido Programa Nacional de Bolsas de Estudo – através do qual atribuímos cerca de 200 bolsas por ano –, seguros de saúde, licenças sabáticas para as equipas de gestão na celebração dos aniversários com a empresa, entre outros.

Para além disso, temos evidenciado bons exemplos de pessoas que trabalham connosco, pois não faltam boas histórias de colaboradores McDonald’s que se sentem profundamente realizados nas suas funções, desde pessoas que integram equipas há dois anos a pessoas que estão connosco há mais de 20, tendo construído uma carreira, o que é possível graças a estas boas práticas.

O grande desafio é mantermo-nos focados naquilo que é o mais importante para as pessoas, conhecendo as suas necessidades, aprendendo sobre aquilo que as faz sentir valorizadas e acompanhando este tempo com muita inovação em todos os processos, ajustando-os e melhorando-os cada vez mais.

 

No vosso Inquérito Nacional de Satisfação relativo a 2021, sobressai um resultado precisamente relacionado com o que refere: mais de 93% dos vossos colaboradores destaca a oportunidade de desenvolver competências. É essa a vossa “bandeira”, aquilo que vos distingue?
É mais uma confirmação de que somos “uma formação para a vida”, tanto para os que fazem da McDonald’s uma passagem, como para aqueles que constroem connosco uma carreira, independentemente das habilitações ou experiência profissional prévia.

O desenvolvimento de soft skills – comunicação, trabalho em equipa, resolução de problemas, adaptação à mudança – acontece a par da formação em competências técnicas, apoiando ambos o crescimento pessoal e profissional de cada um.

O resultado está à vista: colaboradores que são profissionais completos nas suas valências e capacidades, prontos para ir mais longe, seja dentro ou fora da McDonald’s.

 

Para além da bolsa de estudos, como têm promovido este desenvolvimento de competências. E em que áreas mais apostam?
A formação dos colaboradores é uma constante. A McDonald’s Portugal é certificada pela Direcção-Geral do Emprego e das Relações do trabalho (DGERT), e dispõe de um Centro de Formação próprio. Actualmente, disponibilizamos mais de 12 cursos, correspondendo a mais de 250 mil horas de formação anuais, acessíveis a todos os colaboradores, dos escritórios e restaurantes. Dois cursos em destaque são o programa “Desenvolver o Líder que há em mim”, destinado a assistentes de gerência; e “Leading Great Restaurants”, dirigido a líderes de restaurante recém-promovidos ou com potencial de promoção a curto-prazo, com a variante “Leading Great Teams”, para colaboradores da sede.

Temos ainda disponível a Academia de Gestão McDonald’s, o programa de Gestão e Liderança para gerentes de restaurantes e quadros da McDonald’s, desenvolvido em parceria com a universidade Nova SBE.

 

Leia a entrevista na íntegra na edição de Novembro (nº. 143)  da Human Resources, nas bancas.

Caso prefira comprar online, tem disponóvel a versão em papel e a versão digital.

Ler Mais