Entrevista: Agatha Arêas, Rock in Rio: «Rock in Rio Academy regressa em 2022 para partilhar, ainda mais, conhecimento»

Depois de dois anos em que o Rock in Rio Lisboa se viu obrigado a parar devido à pandemia Covid-19, tudo está pronto para que o maior evento de entretenimento regresse em força à capital portuguesa. Com ele regressa também a Rock in Rio Academy, que este ano apresenta mais novidades e motivos de interesse, sempre com o objectivo de partilhar conhecimento, como referiu em entrevista Agatha Arêas, vice-presidente de Learning Experience do Rock in Rio.

Por Sandra M. Pinto

Verdadeiro case study, o Rock in Rio assume inúmeras valências que fazem dele uma plataforma cultural, musical e empresarial. O sucesso do evento tem vindo assentar em pilares reforçados ao longo dos anos. Para passar esse conhecimento e experiência aos outros, nasceu em 2015, no Brasil, a Rock in Rio Academy. Depois de adiado durante dois anos, importa perceber que novidades tem o evento para oferecer aos participantes.

Como e quando nasceu a Rock in Rio Academy?
A primeira edição do Rock in Rio Academy foi no Brasil, em 2015, quando o festival completava 30 anos e o interesse do mercado em conhecer a gestão da marca se traduzia em inúmeros convites para os executivos, de diversas áreas do Rock in Rio, levarem o “case” para eventos igualmente diversos, desde seminários de inovação, convenções de vendas das mais diferentes indústrias, até feiras universitárias. Percebemos então que ali havia uma oportunidade – e também um compromisso – de darmos a conhecer aquilo que está no ADN do Rock in Rio – somos um projecto de comunicação, com uma mega operação, e acreditamos que o nosso modelo de negócio poderá ser uma mais valia para executivos e empresários das mais diversas áreas. É um espaço único de aprendizagem e experimentação dos principais desafios que as empresas enfrentam diariamente, trazendo conversas relevantes para cima da mesa. Acreditamos que, mais do que nunca, dada a necessidade de reinvenção de tantos modelos de negócios, que foi acelerada nos últimos dois anos, o Rock in Rio Academy é um local de aprendizagem de grande relevância para todos os que querem implementar ou fazer crescer os seus projectos.
Em 2016, trouxemos este desafio para Portugal. Depois disso, e até 2019, nunca paramos, fazendo sempre um dia de Rock in Rio Academy em Lisboa e no Brasil. Assim, em Lisboa proporcionamos esta experiência em duas edições: em 2016 e 2018. Caminhamos, agora, para a 3.ª edição.

Especificamente a quem se dirige o evento?
Dirige-se a empresários e executivos de todas as áreas, que pretendam mergulhar nos bastidores da cultura de inovação, visão empreendedora e capacidade de mobilização e realização que estão na base da filosofia que move o Rock in Rio: sonhar e fazer acontecer. A consultora e empresa de formação executiva SFORI – Strategy for Improvement, nossa parceira desde a primeira edição do Rock in Rio Academy Lisboa, é a principal responsável por extrair e demonstrar, ao longo de todo o dia de curso, os touch points da gestão do Rock in Rio com os desafios de gestão de qualquer outra área.

Para quem ainda não está familiarizado com o evento, qual a sua missão e filosofia?
O Rock in Rio Academy é uma formação em gestão com base no modelo de negócio de uma das maiores marcas de experiências no mundo. Durante um dia, empresários e executivos podem assistir a palestras com speakers das mais diversas áreas transmitindo a multiexperiência vivida nos diferentes espaços da Cidade do Rock: a sua metodologia, uma imersão exclusiva – são 11 horas de formação na Cidade do Rock com acesso aos bastidores do maior evento de música e entretenimento do mundo, e é uma formação certificada com a DGERT. No fundo, a nossa missão é partilhar com todos os participantes os desafios que uma marca como o Rock in Rio lida na gestão do seu negócio.

Aprendizagem e experimentação: qual a mais importante?
As duas! Na nossa opinião, uma não vive sem a outra. É precisamente pela experiência que o Rock in Rio nos proporciona que sentimos necessidade de partilhar a aprendizagem que fomos recolhendo e absorvendo em todos os momentos: em equipa, com os parceiros, com o público, com todos os que vivem um bocadinho que seja daquilo que é este festival. Partilhando essa aprendizagem, aprendemos. O Rock in Rio Academy é também um momento de partilha de experiências e, depois de 11 horas de formação, networking e experimentação, todos aprendemos uns com os outros.

Passados estes anos os vossos objectivos com esta iniciativa mantêm-se os mesmos?
Somos ambiciosos, queremos sempre fazer mais e melhor. Mas a semente está lá: fortalecer o legado da marca a partir da partilha de conhecimento. Assim como o festival evolui a cada edição, também o Rock in Rio Academy evolui, não fosse ele uma formação com base no modelo de negócio o próprio festival. Assim sendo, o nosso objectivo é aprimorar cada vez mais essa experiência de aprendizagem, tornando-a ainda mais imersiva, envolvente e transformadora. O melhor dessa busca incansável pela excelência? Nós mesmos aprendemos imenso no caminho!

Que novos desafios veio a pandemia colocar ao evento?
Tal como o próprio Rock in Rio-Lisboa, também o Rock in Rio Academy foi adiado duas vezes. A última edição foi em 2018 e, de lá para cá, nestes quatro anos, incluindo uma pandemia pelo meio, a indústria do entretenimento, especialmente a do “live entertainment” sofreu imenso. Muito me orgulha a forma como a empresa cuidou dos seus colaboradores, como foi transparente com o público, como incluiu os parceiros nas decisões mais críticas. Tivemos o tempo todo uma postura humana e empática. Fomos responsáveis e proactivos na busca por respostas ou soluções. Tudo isso reflete-se claramente na união da equipe, na reputação da marca, no respeito dos parceiros e no carinho do público. E o resultado vai poder ver-se na Cidade do Rock durante os dias de festival. Assim como os participantes do Rock in Rio Academy vão poder conhecer os nossos processos de decisão, receios, anseios e soluções encontradas para muitos dos desafios que tantas outras marcas, de diferentes segmentos, também vivenciaram nos últimos anos.

Já agora, como foi viver estes últimos dois anos?
Obviamente que foram tempos carregados de provações, no meio de tantas incertezas. Mas também representaram uma oportunidade de união da equipe, de praticarmos uma liderança partilhada em diversos momentos, a fim de encontrarmos meios criativos e funcionais de reinventarmos diversos aspectos do nosso produto, do nosso negócio, assim como a forma de nos comunicarmos com o nosso público e restantes stakeholders. Temos que pegar em todas estas vivências e aprender com elas. É também esse o propósito do Rock in Rio Academy: partilhar o que as novas realidades, influências ou desafios nos fazem. É fundamental exercitar o pensamento crítico, e quando partilhamos vivências, erros e acertos, aumentamos nosso repertório, ganhando mais ferramentas para avaliarmos o todo e construirmos uma visão sistémica do nosso negócio.

Para 2022 voltamos a ter um grande evento inserido no Rock in Rio. Para esta edição quais são as principais novidades da Rock in Rio Academy?
Este ano, a principal novidade é o formato. Após duas edições de sucesso, que reuniram mais de 400 executivos, apresentamos uma proposta mais imersiva. Uma formação ao vivo e imersiva numa grande “sala de aula”: a Cidade do Rock. Por isso mesmo, os conteúdos abordarão os diferentes espaços da Cidade do Rock, o que levará a todos os participantes viver uma interacção e contacto com o terreno e os temas que são abordados.

Em que consiste a metodologia live case?
A metodologia de live case pretende permitir ao participante experienciar o que estuda. Ou seja, após a partilha de conhecimento, o participante consegue, na prática, e no ambiente em que acontece e com as pessoas que a realizam, explorar as diferentes narrativas que compõem esta edição de 2022. O nosso objectivo é que tenham contacto direto com a equipa que organiza o festival, assim como as últimas corporate trends. São palestras, rodas de conversa, desafios de equipa e muito mais. No fundo, é tudo o que fomenta a criatividade na resolução de problemas, nunca esquecendo a componente fundamental do networking.

Podemos falar em imersão exclusiva?
Sem dúvida. E este ano mais do que nunca. A experiência dos nossos alunos não fica somente pela Área VIP e o Palco Mundo. Além de termos palestras também no Galp Music Valley, vamos promover uma imersão nas conversas e narrativas que, este ano, trazemos para os diferentes espaços da Cidade do Rock: pluralidade, inclusão, cidades do futuro, alimentação sustentável, e muito mais. É um verdadeiro “mergulho” naquilo que é o ADN do Rock in Rio, numa experiência ao vivo, interativa e real.

Relativamente aos temas, quais serão as temáticas abordadas?
Vamos abordar diversas temáticas como: parcerias que constroem valor partilhado; o papel da cultura na gestão da incerteza; a conexão com o consumidor em tempos de crise; o Environmental Social and Governance; os processos de excelência do Rock in Rio enquanto benchmark mundial; a confiança e colaboração como base de uma cultura de inovação; a criatividade como instrumento de alta performance; a importância do diálogo interno e externo, tendo como base a experiência do Rock in Rio Humanorama; e o networking e diversidade cognitiva.

Quais os nomes que fazem parte dos diferentes painéis?
Para dar um enquadramento do Rock in Rio Academy como um todo, eu darei início a esta edição juntamente com o Alexandre Real da SFORI. Depois vamos poder contar com vários speakers do Rock in Rio que falarão das suas áreas de especialidade, como Roberta Medina, Luís Justo, Ana Carolina Carvalho, Ricardo Acto, Dora Palma, Juliana Ribeiro, Ricardo Florêncio, Zé Ricardo, Ingrid Berger e, sob o mote “O seu negócio é do tamanho do seu sonho”, o culminar desta experiência em cima do Palco Mundo conta com Roberto Medina, Presidente do Rock in Rio. Em diversos momentos vamos contar com os nossos parceiros da SFORI – Alexandre Real e Filipe Ferreira – e ainda convidados como Martha Gabriel, Marcos Piangers, representantes do ISEG, entre outros.

Ao nível das aprendizagens, o que podem esperar os formados?
Além de saírem com exemplos reais e práticos sobre as temáticas que mencionei nas duas questões acima, os alunos podem contar com uma forte carga de inspiração e incentivo a empreenderem seus projetos, fazerem acontecer os seus sonhos, já que cada fala, cada história, cada resultado conquistado pela equipe Rock in Rio traduz a sua cultura de resiliência, inventividade e capacidade de realização.

Qual a importância que o networking assume no evento?
Um dos objectivos do Rock in Rio Academy é, precisamente, promover a conexão entre pessoas e ideias. Proporcionamos um ambiente leve, descontraído e sensorial, com música, sabores, estímulos visuais. Num contexto como esse, a aprendizagem acontece através da experiência. E os relacionamentos começam de forma natural, as pessoas simplesmente conectam-se por afinidade ou por uma emoção vivida ou um insight partilhado. Muito nos alegra saber que de um dia de Rock in Rio Academy surgem parcerias, os participantes saem inspirados a empreender seus projectos e que deixem a Cidade do Rock com a mente fervilhando de ideias.

De que forma se vai desenrolar a Rock in Rio Academy? 
O Rock in Rio Academy começa com uma pequena apresentação na Área VIP, seguindo os participantes para o Galp Music Valley onde estarão diversos speakers e serão levantados os principais temas que vamos abordar esta edição do Rock in Rio Lisboa. Seguem novamente para a Área VIP, onde, após o almoço, irão receber diversos desafios e poder ouvir e interagir com vários speakers da “casa” mas também convidados, havendo uma visita a toda a Cidade do Rock no final destes momentos. O culminar deste dia será em cima do Palco Mundo, com a palestra do Roberto Medina, Presidente do Rock in Rio, e termina no backstage que todos querem “espreitar” com a Ingrid Berger, responsável por esta zona, e com uma happy hour e ainda a possibilidade de experimentarem o 7UP Slide e a nova Roda Gigante PiscaPisca.

Quem pode participar?
O Rock in Rio Academy é dirigido essencialmente a empresários e executivos que queiram saber mais sobre o modelo de negócio do festival. No entanto, qualquer um pode participar, bastando para isso adquirir o seu bilhete no site do projecto.

Até quando o pode fazer?
As inscrições estão abertas até à véspera do Rock in Rio Academy mas, tal como no festival, aconselhamos a que adquiram o seu bilhete o quanto antes, uma vez que os lugares são limitados.

Porque se deve participar na Rock in Rio Academy 2022?
É uma oportunidade única de ouvir, interagir e viver tudo sobre o modelo de negócio de uma das maiores marcas de experiência do mundo, com speakers especializados e ao vivo, com mais interatividade e mais imersiva. É uma experiência com forte carácter exclusivo e uma oportunidade de networking única.

Quais as vossas espectativas para esta edição?
Além de tudo o que fui respondendo em perguntas anteriores, reforço a crença no desejo da re-conexão interpessoal. Acredito que não só o Rock in Rio-Lisboa, mas também o Rock in Rio Academy serão momentos profundamente inspiradores e até transformadores para quem deles fizer parte. E, no caso da aprendizagem, nada mais eficaz do que juntar a emoção e o entretimento a processos de conhecimento.

Hoje, depois de dois anos que ninguém estava à espera, qual a maior ambição da Rock in Rio Academy?
Fazer a melhor edição de sempre! Queremos que todos os participantes saiam da Cidade do Rock com ferramentas e muita motivação para fazer acontecer os seus projectos.

 

Ler Mais