Escola de programação abriu no Porto e já recebeu mais de 3000 candidaturas

Um mês depois de anunciar a abertura de portas na cidade do Porto, a 42 já recebeu mais de três mil candidaturas. A primeira Piscine, um bootcamp de admissão onde os candidatos passam 26 dias intensivos a aprender as bases de programação e a descobrir se a 42 é a escola certa para o seu futuro, arranca já no próximo dia 11 de Julho.

 

O primeiro programa no Porto arranca em Outubro e vão ainda haver mais duas Piscines até lá, em Agosto e Setembro.

«A 42 Porto tem tido muito boa aceitação local, o que nos deixa extremamente satisfeitos. O nosso objectivo passa agora por fazer crescer o número de candidaturas para as Piscines de Julho, Agosto e Setembro. Disponibilizamos na cidade do Porto uma formação 100% gratuita numa área com uma elevada taxa de empregabilidade. Registamos ainda um interesse crescente dos nossos parceiros e mecenas, cujo número continua a aumentar, muito por força de considerarem que a 42 responde à necessidade existente na região de profissionais com competências nas áreas da programação e da tecnologia», salienta Pedro Santa Clara, director da 42 em Portugal.

A 42 oferece um método que promove a aprendizagem sem o formato tradicional das salas de aulas, sem horários, sem professores e gamificada. Nesta escola aprende-se de forma prática, desenvolvendo projectos entre pares, num modelo que parece um jogo. Assim, para além das competências técnicas, cada aluno desenvolve a capacidade de comunicação, trabalho em equipa e resolução de problemas, assim como a criatividade, autonomia e resiliência.

Já para este verão, a 42 Porto, situada na Avenida dos Aliados, planeia que 600 candidatos integrem as Piscines de admissão. O programa da 42 é 100% gratuito (os custos são totalmente cobertos por mecenas) e não é exigido qualquer background académico ou experiência em programação. O único requisito é que os candidatos tenham pelo menos 18 anos ou o 12º ano concluído.

A escola irá realizar 4 Piscines por ano, três no verão e 1 em Janeiro, de forma a seleccionar cerca de 300 alunos por ano. Só quem terminar esta fase com sucesso pode iniciar o programa.

O curso demora entre 12 e 18 meses a concluir, assumindo uma dedicação de cerca de 40h por semana. Antes de receberem o diploma, os alunos terão ainda que ter uma experiência profissional na área. Com um conhecimento mais profundo do mercado de trabalho, os alunos poderão posteriormente regressar à 42 para complementar o curso com uma especialização à sua escolha, entre cyber security, web development, data analytics, entre muitas outras.

A 42 Porto tem como parceiros fundadores a Critical Techworks e a SaltPay, e conta ainda com os seguintes mecenas: Câmara Municipal do Porto, Amorim, BA Glass, Ecosteel, Sodecia, Sogrape, Sonae, Prozis, Vicaima, João Nuno Macedo Silva, e Lionesa.

Fundada em Paris em 2013, a 42 tem hoje mais de 15 mil alunos em 25 países, sendo reconhecida como uma das melhores escolas de programação do mundo.

As candidaturas estão abertas 365 dias por ano aqui.

Ler Mais