Escola de programação abriu no Porto e já tem cerca de 150 candidatos a prestar provas

Inaugurada oficialmente hoje, a 42 Porto já recebeu mais de 3300 candidaturas desde que anunciou abertura, há cerca de um mês e meio. 150 desses candidatos já se encontram mesmo a prestar provas nas instalações dos Aliados, integrados na Piscine de Julho, um bootcamp de admissão onde os candidatos passam 26 dias intensivos a aprender as bases de programação e a descobrir se a 42 é a escola certa.

 

Entre os candidatos encontram-se finalistas do Ensino Secundário, bartenders, polícias, engenheiros civis, profissionais de limpeza, motoristas, advogados, músicos, farmacêuticos, entre outros, com idades compreendidas entre os 17 e os 59 anos. Juntos, durante as próximas três semanas vão descobrir muito sobre programação, sobre a 42 e, acima de tudo, sobre eles próprios.

Os bem-sucedidos ganham uma vaga no curso com início em Outubro. Até lá estão agendadas mais duas piscines, em Agosto e em Setembro.

A cerimónia que marcou a inauguração oficial da 42 Porto contou com uma visita às instalações e interacção com os candidatos, e também uma talk sobre Tecnologia e Talento que juntou três parceiros da 42 Porto, Gonçalo Quadros, fundador da Critical Software, Marcus Bronstein, CTO da SaltPay, e Ricardo Valente, vereador da Câmara Municipal do Porto com o Pelouro da Economia, Emprego e Empreendedorismo. A conversa foi moderada por Pedro Santa Clara, Diretor da 42 em Portugal.

No evento esteve também presente Sandra Santos, CEO da BA Glass, Paulo Guedes, CFO da Critical Techworks, José Maria Ferreira, CEO da Ecosteel, João Gunther do Amaral, Administrador da Sonae, Cristina Amorim e João Pedro Azevedo, da Amorim, Fernando Paula, Vereador da Câmara Municipal do Porto, José Teixeira, CEO da DST Group, José Cardoso Botelho, CEO da Vanguard Properties, e Paulo Marques, Fundador da Feedzai, todos parceiros da 42 Porto.

«A cerimónia de inauguração era um momento ansiado para assinalar a chegada da 42 ao Porto e para termos a oportunidade de juntar os nossos parceiros e candidatos, reforçando desta forma a ligação entre todos, que se espera muito produtiva. A 42 Porto permite-nos alargar esta oferta educativa ao norte do país, estendendo assim a possibilidade de mais portugueses se juntarem ao curso, aumentando a resposta às necessidades de talento das empresas locais em profissionais ligados à tecnologia e à programação. Estamos muito satisfeitos com a atractividade que temos vindo a gerar, mas queremos reforçar a presença e aumentar o número de candidaturas para as Piscines e para o primeiro curso no Porto», destacou Pedro Santa Clara, director da 42 em Portugal.

O curso da 42 é 100% gratuito e baseia-se no desenvolvimento prático de projectos entre pares, sem horários ou professores, e com uma duração estimada entre 12 e 18 meses, assumindo uma carga horária de 40 horas semanais. No final desta etapa, os alunos complementam a sua formação com uma experiência profissional, após a qual poderão optar ou não por prosseguir o seu percurso na 42 escolhendo uma especialização. As candidaturas estão abertas a qualquer pessoa, independentemente do seu percurso académico, experiência profissional ou background económico. O único requisito é ter pelo menos 18 anos ou o 12º ano concluído.

As candidaturas estão disponíveis em apply.42porto.com

No Porto, para além dos parceiros fundadores Critical TechWorks e SaltPay a 42 conta ainda com o apoio de vários mecenas, nomeadamente a Câmara Municipal do Porto, Amorim, BA Glass, Ecosteel, Sodecia, Sogrape, Sonae, Prozis, Vicaima, João Nuno Macedo Silva e Lionesa.

Ler Mais