Especialistas destacam a importância das competências digitais para o sucesso profissional futuro

A importância das competências digitais para o sucesso profissional futuro, o contributo das políticas públicas e das acções levadas a cabo por entidades privadas no sentido de capacitar os jovens nestas competências foi o ponto de partida para o debate que decorreu terça-feira, numa iniciativa da Nestlé Portugal no âmbito da Aliança para a Juventude.

 

O debate contou com a participação de Ricardo Castanheira, conselheiro digital coordenador da Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia; Maria da Graça Carvalho, deputada do Parlamento Europeu e João Santos, perito sénior da direcção-Geral do Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão da Comissão Europeia.

Do lado da Aliança para a Juventude estiveram presentes Maria do Rosário Vilhena, directora de Recursos Humanos da Nestlé Portugal; Teresa Virgínia, directora de Marketing e Comunicação da Microsoft Portugal e Margarida Pêgo, directora da Escola de Formação Jerónimo Martins.

A iniciativa procurou também auscultar as necessidades sentidas pelos universitários e entender as expectativas que os jovens recém-empregados têm quando escolhem o seu empregador. Neste sentido, este momento de debate contou também com os testemunhos de Ricardo Martinho Lopes, trainee na Nestlé Portugal, e Mónica Pinto, estudante da NOVA SBE.

Dotar os jovens de competências digitais é sem dúvida uma das prioridades assumidas pela União Europeia e, consequentemente por Portugal, mas os especialistas presentes no debate foram unânimes na necessidade de não esquecer neste processo os adultos, que já estão no activo (250 milhões pessoas no mercado de trabalho na Europa) e que precisam acompanhar o ritmo da digitalização porque a capacitação das competências digitais não é uma questão só para os jovens mas para todos, já que o mercado de trabalho assim o exige.

Realçada foi também a necessidade de formar os jovens em soft skills, cada vez mais importantes num mercado de trabalho global cujas necessidades evoluem a um ritmo acelerado, decorrente também do desenvolvimento das competências digitais.

João Santos defendeu que há a necessidade de alterar a mentalidade das pessoas relativamente ao que podem esperar do sistema de ensino. «As transformações são tão rápidas que o sistema de ensino não consegue acompanhar. É impossível que forme os jovens de modo a que estejam completamente preparados para o mercado de trabalho», disse o perito sénior da Direcção-Geral do Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão da Comissão Europeia, acrescentando que terá que existir uma grande transformação no sistema de ensino para que forme os jovens com as competências o mais adequadas possível às necessidades das empresas.

Maria da Graça Carvalho também reforçou que «não podemos deixar que haja um novo fosso na sociedade» ao nível da digitalização e, sustentou que já existe hoje em dia um fosso ao nível do género com apenas 17% de jovens mulheres europeias a quererem seguir uma carreira no digital, pelo que há a necessidade de mostrar que o digital é também uma profissão de mulheres.

Já Ricardo Castanheira destacou que metade da população na Europa (o mesmo em Portugal) não tem as competências digitais básicas. Actualmente, existem perto de oito milhões de pessoas na Europa a trabalhar em Tecnologias de Informação e o objectivo é chegar aos 20 milhões, em 10 anos. Neste sentido, o Conselheiro digital coordenador da Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia salienta que a Europa não pode ficar para trás (dos Estados Unidos e da China) e tem que apostar na formação e qualificação para as áreas tecnológicas mais avançadas como serviços em nuvem, Big Data ou Inteligência Artificial.

Desde 2014 e até final de 2020, a Aliança para a Juventude criou já mais de 70 mil oportunidades de trabalho, estágio e formação. Em Portugal, a Aliança para a Juventude é composta actualmente por 19 empresas – ALPI Portugal, BA Vidro, BPI, BP, Eurogroup Consulting, Germen, GraphicsLeader, Jerónimo Martins, LIFT World, Logoplaste, Luis Simões, Microsoft, Nestlé Portugal, Portucel, RAR, Saica Pack, Sonae, Transportes Luis Figueiredo, SA e Vodafone.

Ler Mais