Especialistas vão discutir o futuro do trabalho em Portugal amanhã. Ainda vai a tempo de se inscrever

A Abreu Advogados reúne amanhã, dia 16 de Setembro, às 9h00, alguns especialistas para discutir o futuro do trabalho em Portugal e os novos paradigmas que têm surgido, como os nómadas digitais ou as semanas de trabalho flexíveis. 

 

Carmo de Sousa Machado

Carmo Sousa Machado, sócia da Abreu Advogados e cocoordenadora da área de Direito do Trabalho, partilha que esta iniciativa resulta da análise que fazem »à evolução daquilo que é o modo como trabalhamos e nos relacionamos com o nosso local de trabalho e que foi marcadamente influenciado pela pandemia. Com a chegada do mês de Setembro e o tradicional regresso aos escritórios, acreditamos que é importante reflectir, por um lado, sobre as mudanças que se têm vindo a concretizar no mundo do trabalho e, por outro, sobre as tendências que rapidamente se criam e para as quais as empresas deverão estar preparadas. Este é o momento certo para podermos pensar o regresso ao trabalho, em termos mais flexíveis e adaptado à realidades de um mundo pós-pandémico.»

O evento vai contar com oradores convidados, de empresas do digital à consultoria, passando até por um psicólogo. O objectivo é fazer uma leitura e análise transversal do mundo do trabalho e do que se pode esperar dele.

A responsável salienta ainda: «As realidades variam de sector para sector, pelo que neste evento procurámos ter uma grande heterogeneidade de oradores, de várias áreas, para que possamos perceber que não há apenas um caminho para o futuro do trabalho, mas várias soluções, adaptadas a cada uma das realidades e aos serviços que são prestados.»

O debate será dividido em dois grandes temas, o primeiro focado nos novos modelos de trabalho, como o trabalho remoto ou os modelos híbridos, a forma como têm sido implementados nos vários sectores e respectivas vantagens e desafios. Para isso, será a apresentado um estudo da Mercer sobre trabalho flexível e com a análise e partilha de experiências da Randstad e da Farfetch.

O segundo tema é direccionado aos novos paradigmas de trabalho, onde se incluem os nómadas digitais ou as semanas de trabalho flexíveis. Serão apresentadas algumas reflexões da advogada Cláudia Ribeiro da Silva que servirão de mote para este painel e onde será abordada a realidade de trabalho dos profissionais de plataformas digitais, a que se irá seguir um debate, com a participação da Revolut, da Randstad e do psicólogo clínico António Maia.

«O acompanhamento das últimas tendências e a respectiva adaptação às novas realidades são importantes para o próprio desenvolvimento e crescimento de uma empresa, não só em relação ao futuro do trabalho, mas a qualquer área central no funcionamento de uma organização. Assim, uma empresa que ignore por completo os novos modelos e paradigmas de trabalho poderá sentir mais dificuldade, nomeadamente, na captação e retenção de talento, afectando directamente a qualidade do seu serviço», conclui a sócia da Abreu Advogados .

Confira o programa completo e inscreva-se (gratuitamente) para assistir, aqui.

 

Ler Mais
pub


Comentários
A carregar...