Está a chegar a Black Friday. 90% dos portugueses quer aproveitar (e revelam quanto vão gastar e em quê)
Este ano há mais portugueses disponíveis para gastar mais nas oportunidades de compra da Black Friday. O estudo da Netsonda para a Worten releva que mais pessoas (31%) tencionam despender mais este ano do que em 2023 (26%), sobretudo na faixa etária dos 25-34 anos.
Uma grande fatia dos inquiridos (38%) afirma que pretende gastar tanto como no ano passado. Por outro lado, desceu a percentagem de pessoas que prevêem gastar menos nesta campanha (31%) em relação ao ano anterior (42%).
No cômputo geral, 90% dos inquiridos afirma a intenção de comprar na Black Friday, ainda que o valor médio que tencionam gastar seja 8% inferior (330 euros) do que no ano passado (359 euros). A previsão de compra para 2024 é omnicanal (online e loja física), sendo que quem prevê comprar na Worten comprará mais em loja física (43%). Ainda assim, 38% refere que vai fazer as compras de forma exclusiva online, o valor mais alto desde 2020, em plena pandemia.
Cerca de metade dos participantes (47%) vê na Black Friday a possibilidade de antecipar as compras de Natal, ou simplesmente de poder comprar com promoções (55%), e um grande número (72%) assume aproveitar as promoções para si mesmo. Mais de 2/5 dos potenciais compradores na Black Friday costumam começar a acompanhar preços com uma antecedência entre 1 a 2 meses, enquanto cerca de 1/3 não faz qualquer tipo de preparação.
Em linha com o que se verificou no ano passado, as categorias que os portugueses mais tencionam comprar é Tecnologia (54%), Moda e Acessórios (38%), Electrodomésticos (36%) e Livros (33%).
O estudo demonstra ainda que a campanha de Black Friday é a que tem mais notoriedade junto dos inquiridos (100%), por comparação com campanhas como a Cyber Monday (76%), os Hot Days (62%) ou os Singles Day (37%).
Deste universo, 85% associa a Black Friday a compras com descontos/preços baixos em várias lojas, considerando este tipo de acções promocionais interessantes ou muito interessantes (84%), despertando interesse sobretudo no target 18-24 anos.
Depois da televisão, redes sociais e internet, o site das marcas é considerado um dos principais meios de divulgação por 44% dos inquiridos. Quanto à adesão a campanhas de Black Friday, as apps das marcas (82%) e a televisão (80%) são os canais com maior impacto junto dos participantes.