Está a negociar a entrada numa empresa ou quer renegociar as suas condições? Saiba como fazer uma contraproposta de salário (com elevada hipótese de sucesso)

Uma contraproposta de salário pode ser feita em diversos contextos. Pode partir de uma proposta inicial antes mesmo de começar a trabalhar para uma empresa, pode vir no sentido de impedir a saída de um colaborador, ou pode fazer parte de uma negociação interna. O Ekonomista esclarece tudo sobre o tema.

1. Uma negociação/contraproposta durante o recrutamento
Fazer o trabalho de casa e preparar-se bem antes de ir para uma entrevista também inclui uma reflexão sobre o aspecto financeiro. São muitos os recrutadores que introduzem este tema disfarçadamente. Se não se sentir inicialmente confortável para «disparar números», ou possivelmente para discutir quanto ganhava no emprego anterior, guarde essa informação para durante o processo de recrutamento.

Vai mostrar que é um colaborador qualificado e importante para a empresa, sem o peso das questões monetárias no ar. Durante a negociação, não receie mostrar que é desejado por outras empresas, que tem outros processos abertos, quando formaliza a contraproposta. Tanto aqui, como no próximo contexto, é importante fazer as propostas por escrito também.

2. Uma contraproposta de salário num contexto de promoção
Aqui deve saber argumentar bem o porquê de estar a pedir um valor diferente do originalmente proposto. Provavelmente considera que o ordenado que lhe propuseram originalmente não reflecte o verdadeiro contributo que dá diariamente. Argumente este facto, apoiando-se dos conhecimentos que tem, do que aprendeu, do apoio que presta diariamente.

Não o faça de forma arrogante, mas de forma confiante. Aqui entra a importância da assertividade. Antes de partir para a negociação, faça uma lista dos seus pontos fortes e do que já atingiu durante o tempo em que trabalha ali. Marque uma reunião com quem de direito, através de um email mais formalizado, assim mantém o profissionalismo a todas as horas.

3. Uma contraproposta de salário durante uma fase de mudança da empresa
Imagine que a empresa onde trabalha vai ser alvo de uma reestruturação. Poderá ser um contexto propício para isso, e os bons empresários sabem como é importante que numa altura de mudança o tema dos salário não caia no esquecimento.

É um óptimo incentivo para toda a estrutura que haja mexidas nos rendimentos dos trabalhadores nestas alturas. Esteja então preparado para que lhe caia uma proposta em cima da mesa, e assim que chegar, esteja preparado para fazer uma contraproposta de aumento, mesmo que não seja significativa.

4. Uma contraproposta de salário quando é contratado por outra empresa
A vida é assim mesmo. Quando somos bons, todos nos querem. Se receber uma proposta para ingressar noutra empresa, mesmo que esteja bem no emprego que tem no momento, analise, e, independentemente das vantagens que ofereça, equacione sempre fazer uma contraproposta de salário.

Não caia na tentação de aceitar prontamente a proposta, apenas porque lhe agrada realmente ingressar nessa empresa. Mesmo que seja um emprego de sonho, pense de cabeça fria, e tente sempre tirar o máximo partido dos seus trunfos. Se realmente gostam do seu trabalho, provavelmente não irão hesitar em subir o salário proposto.

Ler Mais