Esta colaboradora enviou um email à sua chefe… E a resposta tornou-se viral

No dia 9 de Janeiro, a canadiana Kristen Mahon partilhou no TikTok um vídeo, no qual conta a história de uma troca de emails com a sua nova chefe e imediatamente choveram reacções de todos os lados.

 

No vídeo, a profissional do sector imobiliário revela que a resposta surpreendente da sua manager a uma pequena queixa a deixou boquiaberta. «Enviei-lhe um e-mail num tom muito profissional e cortês, onde dizia: “Apesar de apreciar os seus comentários para com os clientes… senti que estava a diminuir-me e isso pode prejudicar o meu relacionamento com esses clientes”», explicou a tiktoker.

Kristen Mahon disse ao site TODAY.com que o seu método de comunicação preferido para expressar melhor os seus sentimentos é o e-mail. «Sou uma pessoa emotiva e aprendi que comunico melhor por e-mail, quando consigo organizar os meus pensamentos e escrever tudo de forma articulada», revela. «Quando estamos cara-a-cara, tendemos a esquecer as coisas, porque a outra pessoa interrompe ou sentimos necessidade de nos defender, e acabamos por não dizer o que realmente queremos dizer.»

No vídeo, visivelmente abalada, Kristen Mahon faz uma pausa para respirar fundo antes de ler a resposta da sua chefe ao e-mail.

«Este é o seu e-mail de resposta», prossegue. «”Entendo o seu ponto de vista e peço desculpas. Peço desculpas pela maneira como abordei o tema. Eu não queria, de forma alguma, prejudicá-la. Em futuros e-mails nos quais estiver (copiada), não responderei a menos que seja mencionada ou me faça uma pergunta directa. Peço desculpas pela maneira como abordei o tema e tenho 100% de confiança em si e na forma como está a gerir este processo. Os clientes têm sido óptimos clientes para mim e posso estar um pouco envolvida de mais por causa disso. Sem dúvida, preciso de aprender a relaxar e a confiar. Também apreciei o seu e-mail e agradeço ter-me escrito de imediato para abordar a forma como se sentiu, em vez de guardar isso para si”.»

No final do vídeo, Mahon é peremptória na sua avaliação. «Isto é um chefe. É assim que se comunica com os colaboradores. É assim que se assume a responsabilidade. Fiquei pasmada com este e-mail pela cortesia profissional, pelo reconhecimento do erro e pelo respeito pelos meus limites. Isto devia ser a norma. É assim que a comunicação no trabalho devia funcionar.»

A 31 de Janeiro, o vídeo tinha mais de 347 mil gostos e 9.169 comentários, muitos dos quais a elogiar a chefe de Kristen Mahon. «Isso não é um chefe, querida. Isso é um LÍDER», dizia um deles.

Muitos utilizadores que entraram na conversa rapidamente referiram que o vídeo faz mais do que apontar diferenças geracionais. Em vez disso, alguns dizem que a história mostra a necessidade de ênfase no respeito e na compreensão, no geral, no local de trabalho.

A canadiana disse ao TODAY.com que, após passar por uma série de gestores e chefes mais severos, quando começou o actual trabalho, em Novembro de 2022, sentiu-se optimista.

«Quando fiz o vídeo, estava a pensar em alguém específico, mas tive experiências negativas com mais de um (chefe)», contou.

A profissional recorda uma série de chefes que, quando ela abordava um problema, muitas vezes ficavam na defensiva antes de a ouvir e, em certos casos, humilhavam-na ao ponto de ir às lágrimas.

Kristen acha que o tema se devia ao facto de ser jovem. «Quando és muito novo e uma pessoa autoritária te diz para fazeres algo, simplesmente fazes e até agradeces a oportunidade. Com o passar dos anos, apercebi-me de que estavam a aproveitar-se de mim cada vez mais. Tive várias conversas com eles e não mudou grande coisa.» E acredita que os utilizadores do TikTok reagiram positivamente ao seu vídeo, porque as gerações mais jovens estão a aprender que a comunicação aberta é essencial.

«E temos de insistir nesta tecla», defende. «Não é pessoal. Acho que muita agressividade e raiva são em autodefesa. As pessoas estão na defensiva o tempo todo e deviam acalmar-se. Não é sobre ti, é trabalho.»

«Li algures que “pizza parties” não funcionam. Nós não queremos uma pizza party. Queremos respeito. Os colaboradores não são dispensáveis», conclui.

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