Está com dificuldade em atraír e fidelizar a nova geração de profissionais? Siga estas três estratégias

Actualmente surgem no mercado de trabalho novas gerações de profissionais, cada vez mais preocupados com o ambiente e que desejam um emprego com impacto positivo no planeta e nem sempre fácil atrair e reter o talento desta geração. É nesse sentido que a GoodHabitz, plataforma de e-learning deixa algumas sugestões para atrair e reter o talento desta nova geração.

 

1. Apostar na formação

Segundo dados da GoodHabitz, cerca de 68% dos colaboradores em Portugal acredita que a falta de oportunidades para o seu desenvolvimento pessoal é uma razão válida para procurar um novo emprego, que lhes ofereça este tipo de oportunidades. Isto significa que a formação, baseada em programas de upskilling e reskilling, é um factor cada vez mais importante na escolha de emprego e tornou-se um factor-chave para a satisfação profissional.

Neste sentido, as empresas que pretendem atrair talento verde deverão apostar em programas de formação ligados a temáticas de sustentabilidade, por exemplo, mas também que tenham como objectivo a aquisição de outras aptidões, para capacitar os seus profissionais para as profissões de futuro, que terão também uma base mais verde.

 

2. Criar e implementar estratégia de ESGAs empresas deverão traçar uma estratégia clara que tenha em conta políticas de ESG, ligadas à responsabilidade social e ambiental, bem como comunicá-la e torná-la uma bandeira do seu propósito. Desta forma, as entidades mostrar-se-ão transparentes e darão a conhecer aos colaboradores e candidatos os seus objectivos de sustentabilidade e medidas para a redução do seu impacto no planeta. A par disto, deverão ainda envolver os colaboradores nestas acções, para que os mesmos sintam que as suas motivações estão em linha com a estratégia da organização, gerando assim um maior sentimento de pertença.

3. Privilegiar a coerência em tudo o que envolve a organizaçãoA empresa, assim como todo o seu ecossistema devem estar alinhados. Neste sentido, é crucial que todos os stakeholders tenham as mesmas bandeiras de propósito e preocupações ambientais. Assim, fornecedores, parceiros, bem como outras entidades do universo da empresa devem partilhar os seus valores para que, desta forma, a organização passe o máximo de confiança e uma imagem coerente aos colaboradores e candidatos, o que fomentará a sua retenção.

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