Está de volta ao trabalho remoto? 9 dicas vão ajudá-lo a conciliar o trabalho com a vida pessoal

Em virtude do novo Estado de Emergência, renovado esta quarta-feira pelo presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, a obrigatoriedade do teletrabalho para as actividades que o permitam mantem-se, e sem necessidade de acordo entre a entidade patronal e o trabalhador.

 

Esta medida faz com que muitos portugueses regressem ao trabalho remoto. Mas há muitos profissionais que sentem dificuldade em conciliar a vida profissional e a vida pessoal trabalhando a partir de casa.

O site pme.pt partilhou dicas que o vão ajudar a conciliar o trabalho com a vida pessoal.

 

1. Planeie as suas actividades profissionais e pessoais com antecedência
Uma das grandes vantagens do trabalho remoto é o facto de ter liberdade para fazer o seu horário, desde que cumpra as suas tarefas. Mas se resolver fazer um horário diferente todos os dias, é capaz de ser ainda mais complicado conciliar trabalho com família. Por isso deve planear previamente as suas actividades. Experimente organizar cada semana de trabalho com antecedência para conseguir realizar as suas tarefas profissionais e, ao mesmo tempo, fazer as suas actividades preferidas e facilmente conciliar vida pessoal com profissional.

2. Identifique e crie as suas rotinas específicas
Se tem dificuldade em desapegar-se da rotina que tinha no escritório, experimente identificar novas rotinas que sejam mais ajustadas ao seu estilo de vida actual. Ou seja, para muitos profissionais o período da manhã é o mais produtivo, mas isso não significa que no seu caso em particular o período da tarde ou mesmo o período da noite não seja mais rentável. Por isso, faça as suas experiências para identificar as horas em que trabalha com mais afinco.

3. Estabeleça horários de trabalho e lazer
Depois de identificar as horas em que trabalha com mais afinco, cumpra com esse horário de trabalho, intercalando-o com momentos de descanso nas alturas em que sabe que está menos produtivo. O ideal é estabelecer e cumprir com horários específicos de trabalho e lazer, conciliando a sua profissão com momentos de qualidade sozinho, com amigos ou com a sua família. E lembre-se de que se começar a prolongar o horário de expediente vai por em causa a sua saúde e estabilidade familiar.

 

4. Respeite as pausas
Além de ser importante definir rotinas e estabelecer horários para conciliar vida pessoal e profissional, também é fundamental que respeite os momentos de pausa. Se ainda não criou um ciclo de pausas, experimente, por exemplo, trabalhar 25 minutos seguidos e descansar cinco minutos. Pode aproveitar esse tempo para esticar as pernas, comer ou beber alguma coisa, espreitar os seus filhos, brincar com o cão.

E além destes pequenos intervalos, lembre-se de fazer uma hora completa de almoço, tal como fazia no escritório, tirar uma hora inteira para a sua pausa de almoço, fá-lo regressar com mais energia e vontade de trabalhar.

5. Procure um espaço exclusivo para trabalhar
Independentemente do número de divisões que a sua casa tem, é sempre possível encontrar um cantinho exclusivo para montar o seu “escritório”. De preferência, deve ser um local limpo, organizado, confortável e com bastante luz natural.

De outra forma, trabalhando na cama, no sofá ou numa área por onde estão sempre a passar outras pessoas, não vai conseguir separar mentalmente os seus momentos de trabalho dos seus momentos de relaxamento. Em consequência, não vai conseguir concentrar-se e se não conseguir concentrar-se não consegue realizar as tarefas previstas na sua rotina e horário de trabalho e isso pode obrigá-lo a dedicar mais tempo do que devia ao teletrabalho em detrimento do descanso necessário ao seu bem-estar físico e mental.

6. Comunique frequentemente com os seus colegas de trabalho
Lá por estar em casa em teletrabalho, não significa que deixe de comunicar com os seus colegas. É importante manter um contacto estreito com a sua equipa, seja através de telefonemas, videochamadas ou mensagens. Sem um sistema de comunicação constante não consegue manter o espírito de equipa, trabalhar para os mesmos objectivos, nem obter em tempo útil as informações que precisa para desenvolver o seu trabalho de forma eficiente.

7. Não seja demasiado exigente
Seja no escritório, seja aí em sua casa, há dias em que não consegue produzir tanto quanto desejava, e não deve recriminar-se por isso. Os momentos em que tem a sua produtividade no nível máximo, compensarão os outros em que está mais desanimado, cansado ou distraído. Não seja demasiado exigente consigo próprio.

8. Faça refeições saudáveis e exercício físico
Evitar trabalhar em excesso, ainda assim, não é suficiente para manter a sua saúde e bem-estar. Em trabalho remoto, há que investir ainda mais numa alimentação saudável e na prática do exercício físico.

9. Converse com as pessoas com quem partilha a casa
E por fim, porque é possível que nem todos os elementos do seu agregado familiar estejam a compreender o conceito de teletrabalho, é fundamental que fale com as pessoas com quem vive a respeito disso, esclarecendo-as sobre os seus horários de trabalho (em que não deve ser interrompido) e sobre os seus horários de lazer de forma a que todos possam dar o seu contributo para essa tarefa difícil que é conciliar vida pessoal com profissional.

Ler Mais