Está desempregado? Esta formação na área das TIC vai ajudar a mudar isso

O programa UPSkill – Digital Skills & Jobs já arrancou com o processo de candidaturas. Este programa destina-se, prioritariamente a pessoas desempregadas com o ensino secundário ou o ensino superior, que pretendam obter qualificações na área das tecnologias digitais.

 

O programa visa proporcionar uma formação intensiva (seis meses) em áreas específicas enquadradas nas tecnologias de informação e comunicações, seguidos de três meses de formação em contexto de trabalho, numa das empresas aderentes.

Tendo como objectivo qualificar recursos humanos em tecnologias digitais, em áreas como Programação Java, Gestão de Plataformas Cloud ou Programação em Plataformas Low-Code, o ponto de partida do programa assenta no levantamento de necessidades concretas do mercado, identificadas pelas empresas aderentes. No final da formação, as empresas aderentes vão seleccionar os profissionais a contratar.

«Pretende-se, com esta iniciativa que junta a vontade das pessoas e das empresas, apostar numa qualificação que vai fazer efectivamente a diferença no mercado, contribuindo desta forma para acelerar a tão necessária recuperação da economia, numa altura em que se tornou ainda mais evidente a importância da transformação digital das organizações», lê-se me comunicado.

O Programa UPSkill – Digital Skills & Jobs resultou de um acordo assinado entre a APDC, o IEFP e o CCISP, no âmbito da terceira Conferência do INCoDe.2030, realizada em Março deste ano. Conjuga, desta forma, o tecido empresarial, através da APDC, os Institutos Politécnicos, como polos formativos por excelência, e o IEFP, enquanto entidade que tem por missão promover a criação e a qualidade do emprego em Portugal. Insere-se ainda e é reconhecido como uma iniciativa emblemática do «Plano de Acção para a Transição Digital», já anunciado pelo Governo. Para a formação a ministrar em Lisboa, esta parceria vai ainda contar com a Universidade Nova de Lisboa e com o ISCTE, que se juntam ao projecto.

As candidaturas podem ser feitas aqui.

Ler Mais
pub


Comentários
A carregar...