Está é (um)a solução para a escassez de talento. E há mais três razões que demonstram a importância de a promover na sua empresa

Nos últimos anos, tem-se assistido ao surgimento de novos desafios nas empresas, associados à alteração das competências procuradas e à falta de recursos com as qualificações necessárias. O upskilling surge como uma solução para esta escassez de talento, já que permite o desenvolvimento de competências em falta.

 

Perante este contexto, o ManpowerGroup adianta três razões pelas quais as empresas devem investir no upskilling dos seus trabalhadores.1. Aumenta a empregabilidade dos profissionais e reforça a proposta de valor do empregador: ao apostarem no upskilling, as empresas revelam um compromisso para com a progressão de carreira dos colaboradores, aumentando a sua lealdade e confiança. O esforço depositado no desenvolvimento da força de trabalho atrai, também, o talento externo, uma vez que os candidatos valorizam uma organização que proporcione oportunidades de aprendizagem e de desenvolvimento de carreira.

2. Traz mais-valias a nível de negócio: o investimento na formação dos trabalhadores constrói competências com procura elevada e difíceis de encontrar, que satisfazem os objectivos de crescimento de negócio. Ao mesmo tempo, minimiza o custo associado à contratação de novos colaboradores e incentiva o talento existente dentro da organização, através do desenvolvimento dos colaboradores, fazendo-os sentir valorizados e aumentando o seu engagement, o que potencia a produtividade.

3. É um benefício social: implementar programas de capacitação para colaboradores reforça a sua empregabilidade e contribui, também, para combater a polarização crescente na sociedade, causada pela desigualdade ao nível das competências disponíveis. Potencia ainda a competitividade e a produtividade do país, criando uma força de trabalho qualificada com os conhecimentos necessários para desempenhar as funções que vão surgindo com o desenvolvimento tecnológico.