O novo Acordo de Empresa (AE) da Movijovem, organização que administra as Pousadas de Juventude e o Programa Cartão Jovem e gere, em parceria com a CP, o passe Intra_Rail, estabelece um salário mínimo sempre superior ao salário mínimo nacional.
O acordo, assinado com a FEHSAT – Federação dos Sindicatos de Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal, impede ainda que a diferença salarial entre o ordenado mais alto e mais baixo dentro da organização seja superior a cinco vezes.
O AE reforça também o subsídio de alimentação, o abono por falhas e os valores pagos por trabalho em dias de descanso ou feriados. O crédito anual de alojamento, para utilização em toda a rede nacional de Pousadas de Juventude, e o acesso ao seguro de saúde por parte dos trabalhadores foram também incrementados, sublinha a organização.
«Num ano particularmente difícil como aquele que atravessamos, para nós é clara a opção de estar do lado dos nossos trabalhadores e das suas famílias. Este Acordo de Empresa é também um importante sinal para o futuro e que surge como reafirmação do nosso compromisso com os trabalhadores que, neste período de pandemia, tal como sempre, se mostraram à altura dos desafios que nos foram colocados», refere Nuno Coelho Chaves, presidente da direcção da Movijovem.
João Paulo Rebelo, secretário de Estado da Juventude e Desporto, congratulou-se pela celebração deste Acordo de Empresa, considerando que este «demonstra bem a valorização permanente que a Movijovem faz dos seus trabalhadores». O secretário de Estado destacou, ainda, que «num contexto tão atípico quanto difícil, como aquele que vivemos, a Movijovem tem dando um enorme exemplo com o compromisso que demonstra com a sua missão e responsabilidade social».
Francisco Figueiredo, dirigente da FEHSAT, frisa a importância do resultado alcançado com a celebração deste AE, considerando que este «é relevante para reforçar a defesa dos direitos fundamentais dos trabalhadores».
Em 2020, a responsabilidade social tem sido tónica forte para a Movijovem, que se notabilizou pela disponibilidade que manifestou, entre Março e Julho, na cedência das Pousadas de Juventude para apoiar o combate à pandemia de Covid-19 em várias regiões do país.














