
Esta empresa aumentou a licença parental exclusiva do pai (paga a 100%) para 120 dias
A AstraZeneca Portugal anunciou a extensão da licença parental exclusiva do pai, permitindo que todos os casais possam desfrutar em simultâneo de 120 dias de licença parental paga a 100%.
Esta medida é aplicável também a casais do mesmo sexo, bem como a casos de adopção e surge no âmbito da política de Inclusão e Diversidade da companhia, pela qual Maria João Maia, Legal director, é responsável.
Os colaboradores da AstraZeneca passam, assim, a poder gozar deste período sem impacto no seu salário, já que, «após o gozo da licença parental exclusiva do pai, prevista na legislação portuguesa e paga pela Segurança Social, a AstraZeneca Portugal suportará o período remanescente a 100%, até ao limite de 120 dias», explica Maria João Maia.
Esta medida é aplicável a casais do mesmo género, incluindo em caso de adopção. «Um dos valores da AstraZeneca é ‘fazer o que está certo’. Por isso, acredita que, com esta medida, está a fazer isso mesmo, dando um passo importante na valorização da parentalidade, indo além dos direitos estipulados na legislação portuguesa e permitindo que os nossos colaboradores usufruam a 100% de uma cultura de equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.»