
Esta empresa criou um escritório inspirado no universo e na exploração espacial. E se quiser pode visitá-lo
A Natixis em Portugal inaugurou, no passado dia 10 de Abril, o “Natixis Solar System”. Desenvolvido com base na exploração espacial, conta com cerca de 3.500m², o “Solar System” tem capacidade para 354 colaboradores, possui nove salas de reunião e está dividido por zonas temáticas inspiradas nos planetas e astros do nosso sistema solar: Terra, Lua, Marte, Júpiter e Saturno.
A inauguração oficial contou com uma visita guiada e uma entrevista ao vivo com Ana Pires, a primeira cientista-astronauta portuguesa, que partilhou a sua visão sobre a importância da inovação, da diversidade e da exploração em contextos científicos e empresariais.
O espaço foi criado a partir do reaproveitamento de uma área que esteve inutilizada durante quase 20 anos, o antigo centro comercial Central Shopping, na Rua de Santos Pousada, no Porto, que ganha agora uma nova vida com este projecto.
Depois das Villages, ambientes de trabalho colaborativo que recriam 13 cidades espalhadas pelos quatro continentes, o “Solar System” assume-se como uma verdadeira Learning Expedition – um local que combina trabalho com conhecimento, criando algo que se assemelha a um “escritório-exposição”, através de elementos educativos como infografias, citações e QR codes que remetem para conteúdos sobre astronomia, ciência e inovação.
O design inclui uma cúpula/planetário no coração do espaço (resultado da reconversão do antigo cinema), texturas inspiradas em crateras lunares e em Júpiter, e detalhes visuais que remetem para naves espaciais e o futuro da tecnologia.
A transformação do conceito em realidade ficou a cargo da Tétris, empresa de arquitectura e construção da JLL, que procurou criar um ambiente imersivo não só para os olhos, mas também para o tato e para a imaginação.
A inteligência artificial foi utilizada na criação de imagens e elementos gráficos que enriquecem a experiência visual do espaço.
«Este projecto da Natixis marca uma mudança na nossa percepção do espaço de trabalho — um centro de inovação e criatividade, onde a arquitetura se funde com a ciência, a sustentabilidade e a tecnologia. Para a Tétris, é motivo de grande orgulho contribuir para a transformação de um espaço em desuso num ecossistema inspirador, que fomenta o bem-estar, a aprendizagem e a ligação à comunidade. O ‘Solar System’ exemplifica de forma notável como os escritórios do futuro já estão a ganhar forma no presente”, afirma Carlos Cardoso, Managing director Tétris Portugal e CEO JLL Portugal.
Para aproximar este conceito e a experiência global da Natixis à comunidade, a empresa promove recorrentemente eventos de casa aberta: Natixis Open House. As inscrições estão abertas aqui.