Esta empresa vai adoptar a semana de quatro dias de trabalho. E está a recrutar

A 360imprimir.pt, a “Amazon dos produtos personalizados”, anuncia a adopção da semana de quatro dias de trabalho a partir de dia 10 de Outubro. Esta decisão surge depois de ter encerrado os seus escritórios em Lisboa e em Braga e de se ter tornado uma empresa 100% remota e abrange todos os seus 180 colaboradores. 

O modelo de 36 horas de trabalho em quatro dias por semana será implementado de forma experimental, tendo a empresa assumido um piloto de dois anos. A adesão é voluntária e aceitação tem sido um êxito a este novo modelo pioneiro em Portugal.

Um dos impactos imediatos da medida espera-se que seja a atracção de talento de qualquer ponto de Portugal Continental e ilhas, para preencher as 20 vagas que a empresa tem em aberto em IT, Marketing, Operações, Finance e Produto. As vagas podem ser consultadas aqui.

A 360imprimir.pt irá monitorizar trimestralmente o impacto destas medidas, juntamente com a Deloitte, parceiro que desenhou o modelo que será agora implementado.

Esta monitorização permitirá concluir o impacto das medidas e analisar o mesmo na perspectiva de decisores empresariais e colaboradores, em áreas como o bem-estar, satisfação e motivação, tal como a produtividade, a atracção e retenção de talento, e serão revelados ao mercado através de um Barómetro Trimestral que promete ser detalhado, transparente e uma base de inspiração para futuras empresas.

«Tanto o teletrabalho, que já assumimos a 100% no passado mês de Setembro, como a semana de quatro dias que estamos a implementar em Outubro, trazem benefícios que acreditamos terem um impacto positivo nas pessoas e no negócio, com um aumento na satisfação e bem-estar, sem prejudicar a produtividade e os nossos objectivos», declara Sérgio Vieira, CEO da 360imprimir.pt.

«Esta decisão é o resultado de meses de estudo, com um cuidadoso desenho de um modelo que acreditamos salvaguardar os interesses de todas as partes. Acreditamos ainda que a nossa partilha trimestral dos impactos do modelo em todas as variáveis de negócio ajudará gestores e colaboradores a acelerar aquele que acreditamos ser o futuro modelo de trabalho», acrescenta o responsável.

Cerca de 30% dos colaboradores, afectos à área de operações e atendimento ao cliente, beneficiarão de um modelo diferente, nomeadamente, na rotatividade no dia de descanso extra. Entre os vários modelos previstos será garantido que beneficiarão sempre de três dias de descanso em cada semana.

Na prática, haverá uma redução de 17% dos dias de trabalho por ano, para 186 dias, e uma redução das horas de trabalho de 7%, para as 1672 horas. Com a redução dos dias de trabalho para quatro, será feito o ajuste do subsídio de refeição que será reflectido no respectivo incremento de salário.

Ler Mais