Esta noite celebra-se a Hora do Planeta. Se quer juntar-se a esta iniciativa global, veja estas dicas para o fazer sozinho, a dois, em família ou com amigos

Hoje, às 20h30, celebra-se a Hora do Planeta. Assim, enquanto se apagam as luzes de monumentos e casas por todo o mundo, é-nos pedido que dediquemos 60 minutos a fazer algo positivo para o planeta. Veja como pode juntar-se a esta causa.

 

Pode não parecer muito, mas uma hora à escala mundial pode sensibilizar, inspirar outros a agir em prol das mudanças urgentes no combate à crise climática.

Quer contribuir para este movimento global pela Terra?

O primeiro passo é desligar todas as luzes e aparelhos electrónicos, quando o relógio marcar as 20h30. Depois acenda velas (assegurando todas as condições de segurança, com especial atenção se houver crianças) e verá o ambiente tornar-se bem mais acolhedor.

Se estiver em família, comprem previamente produtos regionais e da época e preparem um jantar saudável (há várias receitas disponíveis aqui). Será também a ocasião ideal para um jantar romântico a dois, ou em alternativa, convidar o seu grupo de amigos para um “concurso” de cocktails por exemplo.

Pode também organizar uma noite de jogos, ao estilo “pictionary”, com mímica, adivinhas, entre outros; ou ainda um serão de histórias de terror, aproveitando o “ambiente”.

Se não quiser ficar em casa, pode optar por dar um passeio pelos jardins do bairro, ou então ir à “caça” aos monumentos “apagados” na sua cidade, já que 57 municípios portugueses vão aderir à iniciativa e desligar as luzes.

 

Uma breve história

Esta iniciativa nasceu na Austrália, em 2007. A primeira Hora do Planeta foi realizada em Sidney no dia 31 de Março de 2007 e serviu de motor à maior campanha global de mobilização contra as alterações climáticas. Quatro anos depois, em 2011, mais de cinco mil cidades de 135 países participavam na Hora do Planeta em 51 idiomas. Em 2017, a campanha envolveu 187 países e mais de 12 mil monumentos apagaram suas luzes. Por causa da pandemia, em 2020 a Hora do Planeta tornou-se digital e atingiu um número recorde de 190 países e territórios participantes.

Ler Mais