Esta pesquisa afirma que o parceiro amoroso influencia o sucesso profissional. Será?

Investigadores da Universidade de Washington, em St. Louis, nos Estados Unidos, descobriram que amor e vida profissional estão mais relacionados do que se imaginava.

Num estudo realizado com 2,5 mil casais, os resultados revelaram que o sucesso no trabalho depende directamente da personalidade da pessoa com quem nos relacionamos a afectivamente.

Os psicólogos da Universidade Washington realizaram o estudo ao longo de cinco anos, acompanhando a rotina de casais voluntários. Todos os participantes tinham entre 19 e 89 anos de idade, e foram entrevistados no início da pesquisa para que os psicólogos pudessem traçar um perfil da personalidade de cada um.

Os profissionais avaliaram as características pessoais, considerando perfis de personalidade. Anotaram dados sobre parceiros abertos, extrovertidos, neuróticos, empáticos e atenciosos. Depois, a pesquisa analisou como era o desempenho destes casais no trabalho. Queriam perceber como é que as pessoas se sentiam em relação ao emprego, se estavam satisfeitas, empolgadas ou decepcionadas. Mas também questionaram as possibilidades de promoções, aumentos de salário, entre outros critérios. As mesmas perguntas foram repetidas aos casais ano após ano.

A investigação mostrou que os trabalhadores mais bem-sucedidos são aqueles casados com pessoas atenciosas e cuidadosas. De acordo com os investigadores, pessoas casadas com parceiros atenciosos são mais relaxadas e felizes, e isso influencia positivamente o desempenho profissional.

Os pontos mais importantes do estudo revelaram que ter um parceiro que divida os afazeres domésticos, as contas e as obrigações do dia-a-dia também facilita o desenvolvimento profissional, pois reduz o stress diário.

Ler Mais