Estará a tecnologia a mudar relógio biológico do Homem?

 

O ritmo circadiano designa o período de aproximadamente 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico de quase todos os seres vivos, sendo influenciado principalmente pela variação de luz, temperatura, marés e ventos entre o dia e a noite. 

O ritmo circadiano é uma importante ferramenta do corpo humano, mas que de facto depende muito da situação externa. Não é em vão que os especialistas recomendam que a tecnologia seja deixada de parte pelo menos duas horas antes de dormir assim como aconselham a adopção de lâmpadas menos agressivas para iluminar a casa.

Há investigadores que referem que o “relógio biológico” do Homem está a mudar, num processo que começou com o aparecimento da luz eléctrica.

Como funciona o “relógio biológico”?
O hipotálamo libera uma hormona chamada melatonina. A melatonina é frequentemente chamada de “hormona do sono”, pois os seus níveis são mais elevados à noite, mas caem pouco antes de acordarmos pela manhã. O relógio tem um ritmo intrínseco, mas também pode ser ajustado em resposta à luz.

Embora saibamos que a melatonina tem muitos efeitos no corpo e está associada ao sono, não sabemos exactamente como as quantidades reduzidas de melatonina afectam a qualidade de sono. Existem numerosos estudos que analisam o uso da tecnologia e a qualidade do sono ou o tempo que se leva a adormecer. Embora muitos deles encontrem uma correlação entre o tempo em que estamos frente a um ecrã e o sono, as correlações geralmente são fracas e não mostram que o aumento do tempo de exposição cause problemas para dormir.

Como o sono é afectado por muitas coisas, geralmente é difícil ter certeza de que é apenas o efeito do tempo frente ao ecrã que o influencia.

A tecnologia, especificamente a luz artificial, muda o nosso ritmo circadiano. Sabemos isso porque podemos ver diferenças nos níveis de melatonina após o uso da tecnologia. Que efeito isso tem isso sobre o nosso sono, especialmente o tempo que levamos para adormecer, ainda não está claro.

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