Para preparar a sua empresa para o futuro não pode descurar isto

As empresas do futuro vão incluir dimensões ambientais e sociais nos seus negócios. O tempo para isto acontecer é agora, sob pena de se estar a perder uma oportunidade de convergência com o que muitas empresas já têm desenvolvido.

 

Existem muitas oportunidades para o crescimento das empresas, no sentido de sustentabilidade e escalabilidade. Para isso é necessária uma consciencialização e adaptação de novos processos e métricas. Com isto em mente, Carlos Azevedo, CEO do IES Social Business School deixa alguns conselhos para a sustentabilidade nas empresas.


1. Estar atento a novas oportunidades de negócio na economia do impacto
O impacto é um novo espaço de inovação. Há cada vez mais empresas a aproveitar esta oportunidade criando negócios de base da pirâmide e servindo públicos negligenciados.

 

2. Identificar e agir sobre um propósito social será essencial para atrair e reter de talento
Segundo um estudo levado a cabo pela Ticket for Change, 94% dos franceses querem contribuir para a resolução de problemas da sociedade, mas apenas 20% o fazem. Adicionalmente, e segundo o Purpose at work Global Report do linkedin, 75% dos millennials querem trabalhar em empresas com propósito social.

 

3. Identificar métricas de impacto relevantes para investidores – O impacto é uma tendência dos investidores
A maioria dos investidores passou a utilizar critérios ESG (Environmental, Social and Governance) para avaliar o seu portfólio e tomar decisões de investimento e por isso é importante perceber que impacto tem o seu negócio, medindo-o de forma clara e eficiente.

 

O impacto exige escala

Carlos Azevedo faz notar que «a economia de impacto ainda está em construção. Um dos grandes desafios das iniciativas de impacto é a sua escalabilidade, isto é, a capacidade para criarem valor para a sociedade enquanto capturam o valor necessário para a sua sustentabilidade económica e para a satisfação dos seus stakeholders – e a cobertura do respectivo custo de oportunidade», completa,

Neste contexto, vai realizar-se a 10.ª edição do Scaling for Impact, um bootcamp do IES – Social Business School destinado a equipas que pretendam criar e desenvolver um plano de crescimento e comunicá-lo aos investidores, numa perspectiva de impacto social, ambiental e de negócio.

O bootcamp acontece em Cascais nos dias 20, 21 e 22 de Setembro.
Os interessados devem inscrever-se até dia 16 de Setembro aqui.

Ler Mais