Estas dicas vão ajudar a gerir o stress no trabalho

Todas as pessoas, em algum momento do seu percurso profissional, sentiram a pressão do stress devido ao trabalho. A curto prazo, esta pressão pode ser desafiadora mas quando se torna recorrente, as suas consequências podem ser prejudiciais para a saúde física e emocional.

Um estudo realizado em 31 países europeus pela Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho, apurou que em Portugal, a taxa de incidência de stress no trabalho foi de 59%. Nesse estudo, Portugal foi considerado o sétimo país europeu com maior prevalência de stress no trabalho.

Nem sempre podemos evitar as tensões que ocorrem no trabalho. No entanto, é possível tomar medidas para aprender a gerir o stress, a Workwell partilhou algumas:

1. Comece o dia com o pé direito
Depois da luta para levar as crianças à escola, lidar com o trânsito infernal, e tomar o pequeno-almoço a correr, muitas vezes chegamos ao trabalho já stressados. Isto torna-nos mais reactivos ao stress no local de trabalho.

Quando planeia o dia, tire tempo para tomar um pequeno-almoço saudável com tempo e isto é meio caminho para começar o dia com uma atitude positiva e lidar com o stress do trabalho mais facilmente.

2. Esteja ciente das responsabilidades inerentes ao seu trabalho
Um factor conhecido por contribuir para o esgotamento dos colaboradores são os requisitos e responsabilidades pouco claras. Se não sabe exactamente o que é esperado de si, ou se os requisitos para a sua função mudarem constantemente sem aviso prévio, isto pode deixá-lo stressado. É importante que converse com um supervisor, o resultado desta conversa poderá aliviar o stress das suas partes.

3. Fique longe de conflitos
O conflito afecta a saúde física e emocional. Por vezes, pode ser difícil fugir dos conflitos entre colegas de trabalho, por isso uma boa ideia é evitá-los ao máximo. Quando possível, tente evitar pessoas que não trabalham bem com outras.

4. Organização é chave
Para pessoas que sejam naturalmente desorganizadas, fazer um planeamento das tarefas com antecedência, pode diminuir bastante o stress no trabalho. Organizar o seu tempo significa menos pressa, menos atrasos e menos agitação para sair no final do dia.

5. Sinta-se confortável
Outro factor stressante no trabalho é o desconforto físico, geralmente relacionado com o local onde desempenha a maioria das tarefas do trabalho. Se a cadeira onde se senta diariamente for extremamente desconfortável, eventualmente terá dores nas costas e no pescoço, o que o torna mais reactivos ao stress.

Mesmo pequenas coisas como o ruído do escritório, podem ser perturbadoras e causar sentimentos de frustração. Procurar criar um espaço de trabalho silencioso, confortável e relaxante é essencial se sentir menos stressado.

6. Faça uma caminhada à hora de almoço
Muitas pessoas sentem os efeitos negativos de levar um estilo de vida sedentário no trabalho.  Se a agenda permitir, tentar fazer pequenos intervalos de exercícios durante o dia, pode ajudar a melhorar o humor e a recarregar baterias.

7. Mantenha o perfeccionismo sob controle
Ser perfeccionista pode causar-lhe problemas. Pode não ser capaz de fazer tudo perfeitamente sempre, especialmente num trabalho exigente e a um ritmo frenético. Uma boa estratégia para evitar a armadilha do perfeccionismo é esforçar-se para dar o seu melhor e reconhecer o seu esforço. Desta forma os resultados irão melhorar e o stress será mais controlado.

8. Oiça música no regresso a casa
Ouvir música oferece muitos benefícios e pode ser uma maneira eficaz de aliviar o stress antes, durante e depois do trabalho. Ouvir uma música animada pela manhã pode ajudar a começar o dia de bom humor. Da mesma forma, combater o stress de um longo dia de trabalho ouvindo a sua música preferida no caminho para casa pode ajudar a relaxar, e a sentir-se menos stressado, evitando assim lever os problemas do trabalho para casa.

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