Estas dicas vão melhorar (muito) a sua reputação online

Lembre-se que o que escreve nas redes sociais pode custar-lhe um emprego no futuro. Aproveite para apagar o que não interessa e saiba como utilizar a Internet a seu favor. 

 

O tradicional currículo está a «morrer». De acordo com a Adecco, mais de 84% das organizações já usam as redes sociais para contratar. Além disso, cerca de 65% dos recrutadores admitem utilizar a Internet para avaliar os candidatos, através das informações que partilham, quer sejam pessoas como relativas à formação académica, filiações, grupos, crenças e presença digital.

A primeira impressão na Internet conta (e muito). Segundo a Adecco, 43% destes profissionais já excluíram um candidato com base na sua reputação online e actividade nas redes sociais.

A pensar nisto, a consultora sugere cinco passos que irão ajudá-lo a organizar o seu perfil nas redes sociais, fazendo com que se destaque pela positiva aos olhos de um possível empregador. Tome nota:

1. Google-se a si mesmo
Escreva o seu nome completo num motor de busca para ver exactamente o que um recrutador pode encontrar se o fizer. Identifique os websites em que aparece referenciado e o conteúdo. Verifique se apresentam a imagem profissional que deseja transmitir. Pode encontrar links para contas antigas que se esqueceu. Considere encerrá-las. Percorra pelo menos duas páginas de resultados de pesquisa para se certificar que não falhou nada.

2. Tenha uma foto de perfil profissional
Especialmente em plataformas como o LinkedIn. Os recrutadores esperam que tenha uma fotografia de rosto nítida e profissional.

3. Junte-se a grupos relevantes para a sua carreira
As redes sociais têm um número infinito de grupos, comunidades e páginas. Certifique-se de que é membro de alguns relacionados com o seu trabalho ou o que ambiciona.

4. Reveja as suas configurações de privacidade
Preserve a sua intimidade. Se preferir manter as suas contas em redes sociais mais pessoais, certifique-se que define as configurações de privacidade e ajusta-as de acordo com aquilo que está confortável em partilhar.

5. Utilize hashtags ou palavras-chave para garantir que os recrutadores chegam a si
Existem formas de maximizar as probabilidade do seu perfil ser encontrados por recrutadores. Para tal, inclua no seu perfil hashtags e palavras-chave relacionadas com a função que procura, com o sector e mercado nos quais deseja trabalhar.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

MULTIPUBLICAÇÕES

Marketeer
Já é Natal lá fora… Conheça as primeiras campanhas
Automonitor
Belos e furiosos: 25 modelos para entender os anos 80 e 90