Estas empresas da área da saúde disponibilizam recursos na luta contra a COVID-19

A Novartis e um consórcio de empresas da área das ciências da vida juntaram-se para acelerar o desenvolvimento, fabrico e disponibilização de vacinas, métodos de diagnóstico e tratamentos para a COVID-19.

 

As empresas vão disponibilizar bens, recursos e o seu know-how para ajudar a identificar soluções eficazes para enfrentar a pandemia que está a afectar milhões de pessoas em todo o mundo. Os seus efeitos nos sistemas de saúde, economias e meios de subsistência são significativos e uma resposta eficaz requer uma colaboração sem precedentes entre governos, academia, sector privado e filantropia.

Como co-presidente de um consórcio de empresas na área das ciências da vida, com sede em três continentes, Vas Narasimhan, CEO da Novartis, afirma: «Sentimos uma enorme responsabilidade partilhada para verificar se existem áreas específicas em que a colaboração entre o sector das ciências da vida e a Fundação Bill e Melinda Gates possa acelerar a descoberta de soluções para esta pandemia. Além das contribuições individuais que as empresas já estão a fazer, a acção colectiva é fundamental para garantir que estudos promissores sobre vacinas, medicamentos e métodos de diagnóstico chegam rapidamente às pessoas afectadas por esta pandemia em todo o mundo».

Fazem parte desta parceria BD, Boehringer Ingelheim, bioMerieux, Eisai, Eli Lilly, Gilead, GSK, J&J, Merck (MSD), Merck (Merck KGaA), Novartis, Pfizer, Sanofi.

Estão a ser realizados testes a medicamentos existentes, a métodos de diagnóstico, compostos e potenciais vacinas em todo o mundo, com o objectivo de identificar soluções capazes de abrandar ou acabar com a pandemia. Os produtos que demonstrarem eficácia neste sentido, exigem a realização de estudos clínicos, bem como um reforço na sua produção e uma capacidade de distribuição em larga escala. O sector das ciências da vida tem uma vasta experiência nestas áreas, fazendo com que os seus produtos cheguem a milhões de pessoas todos os dias.

Após uma teleconferência com a Fundação Gates no início deste mês, as empresas têm estado a trabalhar para identificar acções concretas que possam acelerar a chegada de tratamentos, vacinas e diagnósticos ao terreno.

Como primeiro passo, 15 empresas aceitaram partilhar as suas bibliotecas de compostos moleculares, que contenham já alguma robustez de dados de segurança e actividade, com o COVID-19 Therapeutics Accelerator lançado pela Fundação Gates, Wellcome e Mastercard, para rapidamente se avaliar o seu potencial na luta contra a COVID-19. Aqueles que verifiquem bons resultados nesta fase, avançarão rapidamente para ensaios in vivo, em menos de dois meses.

Ler Mais