Estas são as 10 profissões mais bem pagas em Portugal

O mundo do trabalho tem vindo a mudar, assim como os perfis mais procurados pelas empresas e os salários. Em Portugal, o salário médio bruto, incluindo subsídios variáveis, alcançou em Junho os 1395 euros. De acordo com um levantamento fornecido pelo ManpowerGroup, o Dinheiro Vivo elaborou uma lista com as 10 profissões mais bem pagas em Portugal.

 

1. Director-geral área da Saúde | 120.000-150.000 euros/ano
A pandemia fez aumentar a procura de profissionais na área da saúde como médicos e enfermeiros. Mas além destes, são também cada vez mais procurados profissionais altamente qualificados. Estes perfis devem ter as soft skills necessárias para dirigirem as instituições deste sector, demonstrando, entre outras, capacidade de liderança e de coordenação de equipas.

 

2. CIO | 95.000-120.000 euros/ano
Entre as várias funções, um chief Information officer (CIO) faz a ligação entre a direcção da empresa e a equipa de colaboradores da área da informática. Por esse motivo, além de formação em Tecnologia da Informação, precisa de ter também conhecimentos de estratégia, liderança e gestão, o que torna esta uma função muito especializada.

 

3. Director de Centro de Serviços Partilhados | 90.000-110.000 euros/ano
O modelo de Centro de Serviços Partilhados tem vindo, nos últimos anos, a ser cada vez mais adoptado em Portugal. É uma opção escolhida por grandes grupos económicos nacionais e internacionais, sendo uma tendência que vem aumentar a procura por perfis que os possam dirigir, uma posição emergente que exige soft skills e hard skills muito particulares.

 

4. SAP consultant | + 50.000 euros/ano
O consultor de SAP (software de gestão de empresas) tem como principal função gerir e adaptar este software SAP às necessidades específicas das empresas.

 

5. E-Commerce manager | 50.000 – 75.000 euros/ano
O E-Commerce manager tem como objectivo obter o melhor ROI (retorno sobre o investimento) possível dentro de uma organização, definindo ainda a estratégia de negócio da empresa para os canais digitais. Apesar de já ser uma profissão com muita procura, devido ao crescimento do comércio electrónico, os desafios da actual pandemia vieram potenciar ainda mais a procura por estes profissionais.

 

6. Software engineer | + 45.000 euros/ano
É uma profissão com elevadas exigências a nível de competências, uma vez que é necessário conhecimento aprofundado em linguagens de programação, desenvolvimento de software e sistemas operativos informáticos. A tendência do mercado de trabalho actual é que este continue a ser uma função muito procurada, devido à crescente dependência da tecnologia, mas também da crescente complexidade das indústrias emergentes.

 

7. Cibersecurity specialist | 45.000-60.000 euros/ano
A pandemia acelerou a adopção de modelos de trabalho remoto e BYOD (política adotada pelas empresas que permite os colaboradores de utilizarem os seus próprios dispositivos para aceder a dados e informações da organização no seu local de trabalho) e, com isso, aumentou também o risco a que as empresas estão actualmente expostas.

O número de ataques informáticos aumentou de forma significativa em 2020 e as empresas necessitam de implementar estratégias e sistemas que reforcem a segurança dos seus dados. Assim, nos últimos meses assistimos a um aumento importante na procura por especialistas em cibersegurança, ainda pouco disponíveis no mercado de trabalho, com o consequente crescimento acelerado do seu salário.

 

8. Machine Learning specialist | + 40.000 euros/ano
A Machine Learning é um ramo da inteligência artificial que se centra no desenvolvimento de programas, que podem aceder aos dados e utilizá-los para aprender por si próprios, sem serem programados para o fazer. Alguns dos mercados que mais utilizam Machine Learning, hoje em dia, são serviços online, marketing e serviços financeiros, mas existe potencial para todas as indústrias.

 

9. Big Data specialist | 35.000-50.000 euros/ano
As empresas têm vindo a procurar cada vez mais perfis especializados em Big Data, sendo que a previsão é que essa tendência se mantenha. Existem diversos cargos ligados a estas áreas, mas um dos mais procurados é o de analista de Big Data. Os conhecimentos em programação e análise são também de extrema importância para esta profissão.

 

10. Digital marketeer | 35.000- 45.000 euros/ano
A especialização é uma das grandes tendências do mercado laboral e a área do Marketing não é excepção, com perfis profissionais a evoluírem para funções dedicadas a nichos e assistindo-se a um leve decréscimo dos perfis generalistas. Nesse sentido, a tendência é que cada vez mais profissionais se especializem em Marketing Digital, de forma a tirar proveito da crescente procura.

Ler Mais