Estas são as profissões sensação do futuro

O mercado de trabalho, tal como o conhecemos, está a mudar de tal modo que é esperada uma reviravolta em menos de uma década. Mas o ideal é começar já a trabalhar para o seu futuro. 

 

De acordo com o Fórum Económico Mundial, muitas das competências requeridas pelas empresas vão mudar até 2030. Além disso, «estima-se que entre 75% a 85% das profissões mais procuradas no futuro ainda nem sequer existam», avança a Adecco, acrescentando: «A análise do Big Data, da Internet das Coisas, da Realidade Virtual, da Realidade Aumentada, da Inteligência Artificial e a capacidade de resolver problemas complexos exigirá mão-de-obra qualificada com formação especializada e uma base muito prática.»

Segundo a empresa de Recursos Humanos, os perfis mais procurados serão aqueles que integrem conhecimento científico, tecnológico, matemático e de engenharia. Por isso, «as salas de aula devem começar a preparar alunos para combinar essas quatro disciplinas» e, assim, «submeter-se a um método educacional que enfatize o uso de material tecnológico», diz, acrescentando que também «o trabalho em equipa será incentivado e intensificado».

Está a escolher uma profissão ou quer manter-se competitivo na sua? A Adecco lista alguns dos possíveis empregos do futuro. Tome nota:

1. Especialistas em clima e meio ambiente, tais como controladores da pegada de carbono, agricultores verticais de culturas hidropónicas e forças de segurança

2. Piloto e controlador aéreo de drones

3. Especialistas em Impressão 3D

4. Especialistas em tráfego automatizado e veículos sem motorista

5. Intérpretes de Big Data

6. Especialistas em criptomoedas

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

MULTIPUBLICAÇÕES

Marketeer
Já é Natal lá fora… Conheça as primeiras campanhas
Automonitor
Belos e furiosos: 25 modelos para entender os anos 80 e 90